Publicado em: 26/01/2023 - Última modificação: 01/02/2023 - 17:39

Ciclo de pré-conferências da Saúde inicia nesta sexta-feira (27)

COOPERAÇÃO - Para mais informações, basta entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde, pelo telefone (13) 3421-4410 – ramal 4412

A última pré-conferência ocorreu em 2019

Com o objetivo de aproximar a população do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde convocam todos os interessados a participarem das pré-conferências do setor, que iniciam nesta sexta-feira (27), e a programação segue por diversos bairros da Cidade.

As pré-conferências ajudam a formular a estrutura do SUS, buscando melhorá-lo por meio de diretrizes provindas inicialmente dos municípios. Esta etapa municipal é extremamente importante, pois declara a representatividade da Cidade e garante o posicionamento da sociedade quanto às necessidades públicas. Tais encontros como estes proporcionam transformações significativas no Sistema. A participação da população no contexto da saúde é estabelecida pela Constituição Federal e regulada pela Lei Nº 8.142/1990.

Os objetivos das pré-conferências são: estabelecer diálogos com a sociedade em defesa do direito à saúde e do SUS; fortalecer a participação popular com ampla representação da sociedade; avaliar a situação do atendimento em saúde na Cidade e elaborar propostas a partir das necessidades; e indicar e eleger delegadas(os) e suplentes para participarem da 12ª Conferência Municipal de Saúde.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde, pelo telefone (13) 3421-4410 – ramal 221, ou procurar a Secretaria de Saúde Municipal, na Rua Capitão Mendes, 52, Centro, onde também fica sediado o próprio Conselho.

CONFERÊNICA MUNICIPAL – A 12ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 11 de março de 2023. Haverá os seguintes eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Confira abaixo as datas e locais das pré-conferências:

DATAUNIDADE DE REFERÊNCIALOCAL
27/01 – às 9 horasCAPSEM Noêmia Salles Padovan (Rua Emídio Pereira de Castro, s/nº, Guapiranga)
30/01 – às 9 horasUSF LotyEM Professora Divani Maria Cardoso (Rua Thelma, 1.450, Loty)
31/01 – às 9 horasCentro Municipal de ReabilitaçãoRua Expedicionário Poitena, 21, Centro.
01/02 – às 9 horasUSF SuarãoSalão Paroquial do Suarão (Praça Nossa Senhora do Sion, 99, Suarão)
03/02 – às 9 horasUSF SavoyRua Jaime Lino dos Santos, 290, Savoy
06/02 – às 9 horasUSF OásisCasa da Mulher (Rua Humberto Barbosa, 345, Oásis)
09/02 – às 9 horasUSF CentroParóquia Nossa Senhora da Conceição (Avenida Rui Barbosa, 1200, Centro)