Publicado em: 01/02/2023 - Última modificação: 07/02/2023 - 18:28

Artesã de Itanhaém realiza sonho de viagem internacional como fruto do seu trabalho

INSPIRAÇÃO - De expositora na Casa do Artesão a contemplada com o próprio Box na Praça Benedito Calixto, Eneila Faustino da Silva vive a realização de um sonho

Artesã e moradora de Itanhaém há quatro anos, Eneila Faustino da Silva Rogovski, realiza o sonho de uma viagem internacional como fruto de seu trabalho na cidade. Servindo de inspiração, a artista foi expositora na Casa do Artesão, contemplada com um dos boxes sorteados na Praça Benedito Calixto, e hoje tem como principal fonte de renda a venda de seus trabalhos artesanais, tornando-se um exemplo de empreendedorismo.

Eneila, de 59 anos, tem casa na cidade há nove, mas fixou residência há quatro anos, quando começou a expor seus trabalhos na Casa do Artesão. A matéria prima utilizada para seus trabalhos é a concha, que são recolhidas diariamente das areias das praias de Itanhaém. Desta forma, todas as peças de decoração por ela confeccionadas, remetem as belezas e riquezas naturais da cidade.

“Como gosto muito do mar e conchas, e já mexia com artesanato, acabei unindo essas duas paixões na intenção de expor e ter uma renda extra. É uma honra trabalhar com a arte raiz da cidade, representando esse lugar tão lindo”, disse a artista com brilho nos olhos.

A artesã também ressalta a importância e beleza do trabalho manual, que faz muito sucesso entre os turistas: “O turista que desce não quer algo como da ‘25 de março’, quer algo que lembre a cidade, um artesanato diferenciado. E é isso que faz dar tão certo, alguns até perguntam como é o processo para fazer as peças e eu tenho o maior prazer em explicar”.

Eneila conta que enquanto realizava a exposição dos seus trabalhos na Casa do Artesão, soube que haveria um chamamento público para o sorteio dos boxes para trabalhar na Praça Benedito Calixto, fez sua inscrição e ansiosamente esperou o grande dia. Para sua grande alegria, foi a oitava sorteada.

“Quando anunciaram meu nome, comecei a pular e chorar. Foi uma sensação incrível, um sorteio totalmente transparente e organizado. Agradeço muito a Prefeitura de Itanhaém pela oportunidade de poder participar deste sorteio, e a Deus por ter sido sorteada. Quando fui receber a chave do meu box, para minha alegria, quem me entregou foi o prefeito Tiago Cervantes, uma pessoa muito bacana”, afirmou emocionada pela lembrança do momento.

Desde então, com muita dedicação ao seu trabalho, a artista guardou o dinheiro arrecadado com o sucesso das suas vendas, e está prestes a realizar o sonho da viagem internacional. “Todas as minhas despesas serão custeadas com o que juntei das vendas no meu Box. Nunca esperei ir tão longe, ainda mais fora do Brasil, mas meu filho deu a ideia e pensei: Porque não? E decidi ir”, explicou Eneila animada.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogélio Salceda, recebeu a artesã para parabenizá-la e falou sobre como é importante ter um retorno como este: “Queria agradecer pelo seu testemunho lindo, que com certeza irá inspirar muitas pessoas que se veem sem esperança. Vivenciar isso me deixa muito feliz, pois é sinal de que nossos esforços valem a pena e estão surtindo efeito”.