Publicado em: 10/02/2023 - Última modificação: 10/02/2023 - 17:07

Itanhaém volta às aulas na próxima segunda-feira (13) com reforma de unidades

EDUCAÇÃO - A Prefeitura de Itanhaém está investindo na reforma e manutenção das unidades escolares, além da climatização e instalação de novos brinquedos

Mais de 19 mil alunos do Pré ao 9º ano do Ensino Fundamental voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino

Na próxima segunda-feira (13), mais de 19 mil alunos do Pré ao 9º ano do Ensino Fundamental voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino. E para iniciar este momento tão aguardado por pais, alunos e professores e proporcionar uma estrutura de qualidade na construção de uma Educação melhor, a Prefeitura de Itanhaém está investindo na reforma e manutenção das unidades escolares da Cidade.

O prefeito Tiago Cervantes destaca que as escolas estão sendo preparadas com cuidado para o retorno dos alunos. “Estamos trabalhando com seriedade, para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Temos um cronograma para que as todas as unidades sejam atendidas e, ainda este ano, outras serão contempladas. Nossos professores e alunos voltarão com as escolas organizadas e, inclusive, com brinquedos novos”.

Uma das unidades reformadas foi a EM Leonor Mendes de Barros, no Jardim Mosteiro. Este ano a quadra da escola recebeu piso vinílico em PVC, por meio de um convênio com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. No ano passado, houve execução de novo muro, nivelamento e drenagem pluvial do piso do pátio, adaptação de banheiro e troca dos tirantes da quadra, além da pintura interna e externa.

Outra que está em manutenção é EM Profª Lídia Martha Ferriello Gianotti, no Belas Artes. A unidade está passando por manutenção no telhado, com troca no madeiramento e o reforço da estrutura. Além disso, há serviços de drenagem pluvial e construção de vestiários para quadra.

Na EM Elga Reis estão em andamento a reforma do telhado, drenagem pluvial, construção de sala para biblioteca com almoxarifado, pintura geral da unidade e execução de muro. Já na EM Maria da Penha, a quadra de esportes recebeu telhado novo, fechamento nas laterais e reconstrução do piso.

Além dessas, outras unidades também estão recebendo melhorias: Creche Jeanete Casarim (Execução do muro dos fundos), EM Maria Graciette Dias (remoção dos revestimentos de sala de aula e recomposição do revestimento externo), EM Shirley Mariano Estriga (execução de bebedouros) e EM Maria Conceição Luz (substituição de janelas).

“Estamos trabalhando para que as nossas escolas estejam com estrutura adequada, para atender toda a nossa equipe escolar e os nossos mais de 19 mil alunos. Estão sendo realizadas muitas melhorias e os investimentos seguirão ao longo do ano”, destacou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

MANUTENÇÃO NAS UNIDADES E CLIMATIZAÇÃO – Com as novas obras, já são 13 unidades escolares que receberam manutenções, entre as quais: EM Bernardino de Souza Pereira e EM Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso. Além dessas, Projeto Franklin Fray Martins, EM Lions Clube, EM Dalva Datti Ruivo, EM Olga Lopes de Mendonça, EM Filomena Dias Apelian, EM Ignez Martins, EM Maria das Graças Alves Santos e EM Carlos Augusto Guimarães da Silva.

Também houve climatização nas seguintes escolas e creches: Creche Jeanette Sciasci Casarin, EM Benedita Matias Gonçalves, EM Bernardino de Souza Pereira, EM Carlos Augusto Guimarães da Silva, EM Divani Maria Cardoso, EM Elga Reis, EM Ignez Martins, EM Leonor Mendes de Barros, EM Maria Cristina de Macedo Gomes, EM Maria Graciette Dias, EM Neusa Pinto Fonseca, EM Nildemar de Souza Oliveira,e EM Walter Arduini.

NOVOS BRINQUEDOS – A Prefeitura de Itanhaém está instalando novos brinquedos de parque em todas as unidades escolares de creche ao 5º ano do ensino fundamental, que beneficiarão cerca de 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Atendendo as necessidades das escolas e dos alunos, os novos parquinhos são compostos por playground, escorregadores, túnel lúdico, casinha de boneca, gangorra, gira gira, entre outros.

PDDE – Outra importante medida é o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDE), uma iniciativa que objetiva aumentar a autonomia financeira das unidades escolares. O programa contempla desde melhorias em sua infraestrutura física ao fortalecimento das atividades pedagógicas, com vistas a fortalecer a participação da comunidade e autogestão escolar. Portanto, o diretor de escola tem autonomia e rapidez para poder utilizar os recursos do PDDE caso uma escola necessite de reparos.

Palavras-chave: , , , ,