Publicado em: 16/02/2023 - Última modificação: 02/03/2023 - 18:36

Centro TEA fortalece educação inclusiva em Itanhaém

REFERÊNCIA - Destinado às crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista matriculadas na Rede Municipal de Ensino, o projeto realiza ações complementares às atividades escolares, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento e socialização

O Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Izabela Luz Leite Pestana completou dez meses neste mês de fevereiro e já é considerado uma referência na região de boas práticas de desenvolvimento infantil e inclusão. Criado pela Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, a iniciativa tem como objetivo oferecer às crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ações complementares às atividades escolares com o objetivo de melhorar o seu desenvolvimento e socialização. Atualmente, o espaço atende 72 famílias.

O Centro TEA acolhe crianças de 1 ano e seis meses até 5 anos e 11 meses de idade, regularmente matriculadas na Rede Municipal de Ensino. O local também oferece orientações e suporte multidisciplinar às famílias. Semanalmente, os alunos recebem atendimento multiprofissional com equipe técnica qualificada composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga, instrutora musical, educador físico, além de aulas de natação.

“Já podemos comemorar avanços significativos na saúde das nossas crianças, bem como nos ambientes escolar e familiar. A nossa missão é aprimorar o atendimento às pessoas que mais precisam em todas as faixas etárias”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Para Edivânio da Silva Felix, pai do Ednaldo de cinco anos, o trabalho desenvolvido pela equipe está impactando positivamente no bem estar do seu filho.

“O Ednaldo é muito bem atendido. Estou feliz pelo desenvolvimento dele que é visível, ele melhorou muito depois que iniciou o tratamento específico. Quando começou, não queria ficar lá, mas com muito carinho e atenção logo foi se acostumando e hoje vai para os atendimentos todo feliz. Aproveito para agradecer a equipe do TEA pelo trabalho com o meu filho e pelo suporte que eu tenho nos meus momentos de dúvidas e insegurança”, disse.

De acordo com Daila Fernandes, psicóloga e assessora de orientação educacional da Secretaria de Educação, o trabalho conjunto com a família é fundamental para o sucesso do Centro TEA. “O Centro do TEA desponta como um diferencial a partir do momento que conseguimos dimensionar o quanto as crianças potencializaram novas aprendizagens, bem como conquistaram autonomia na sua vida diária. E a parceria com as famílias é um dos grandes diferenciais no fomento desses avanços”, explicou.

“O acompanhamento do Centro do TEA está sendo de extrema importância para o desenvolvimento do meu filho. Hoje ele consegue se socializar melhor com as pessoas, se adaptar aos lugares, antes ele ficava nervoso, não conseguia ficar por mais tempo em um mesmo lugar. Ele está muito diferente, todo esse trabalho da equipe o ajudou e ainda está ajudando muito. E o melhor, ele adora estar lá, o que me deixa ainda mais feliz e satisfeita”, afirmou Aline Gomes Jardim, mãe do Guilherme de 4 anos.

O fluxo para o atendimento são as crianças avaliadas pelo programa Cuidar, que são direcionadas para o Centro. O atendimento médico fica a cargo dos equipamentos municipais de saúde.

“Este é mais um avanço que vai ao encontro das metas da Secretaria de Educação estabelecidas para o quadriênio 2021-2024. O nosso objetivo é fortalecer a educação inclusiva proporcionando um futuro com mais oportunidades e qualidade de vida para os nossos estudantes”, disse a secretária de Educação Márcia Galdino.