Publicado em: 17/02/2023 - Última modificação: 17/02/2023 - 16:21

Prefeitura de Itanhaém entrega certificados da primeira fase do Prospera Família

SEGUNDA TURMA - O programa visa à capacitação para o mercado profissional gerando renda às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta quinta – feira (16), a cerimônia de entrega dos 375 certificados da primeira fase da segunda edição do programa Prospera Família. A iniciativa visa à capacitação para o mercado profissional gerando renda às famílias em situação de vulnerabilidade.

Em Itanhaém, o Prospera Família é realizado através da Associação de Moradores do Parque Real e Adjacências (AMPRA), e acontece em três etapas, sendo uma de desenvolvimento pessoal, outra de capacitação e por fim, empreendedorismo. Na oportunidade, os beneficiários recebem capacitações profissionais, com cursos de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento de um ofício, além de mentorias direcionadas ao empreendedorismo, gestão e execução do modelo de negócio, bem como incentivo financeiro.

Todo o processo é acompanhado por tutoras (assistentes sociais, psicólogas ou pedagogas) que realizam o fortalecimento de vínculo com as beneficiárias. As atividades da primeira etapa aconteceram em locais estratégicos, podendo assim, beneficiar os munícipes de diversas regiões.

“Tenho muito carinho pelo Prospera porque ele transforma vidas. Nosso trabalho é incessante na busca de ações que contribuam verdadeiramente em oferecer melhores oportunidades à nossa população”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Marlene Pereira dos Santos, de 41 anos, uma das beneficiárias do Prospera sonha em ser cabeleireira. “Foi maravilhoso ver pessoas com histórias parecidas com a minha e com o mesmo objetivo (prosperar), me identifiquei. Anseio chegar à última etapa preparada para conquistar o meu sonho, que é ter meu próprio salão. Estamos correndo atrás do nosso objetivo com a ajuda do Prospera”.

“A principal prioridade deste governo é gerar oportunidades às pessoas, aos nossos munícipes. Por isso, parabenizo o prefeito Tiago Cervantes, pois ele investe nas pessoas e acredita na nossa população. Tenho certeza que daqui sairão grandes empreendedores”, salientou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Hugo Di Lallo.

Durante o evento, a empreendedora Elisângela Santos Soares, uma das participantes da primeira turma do Prospera deu um depoimento emocionante sobre sua experiência no programa.

“Entrei no Prospera desacreditada, mas ao mesmo tempo, sabia que era algo de fato benéfico para minha vida. Enfrentei muitos desafios, pensei em desistir, mas recebi muito apoio das tutoras, o que me fez insistir e tudo valeu muito a pena. Hoje sou empreendedora, e irei inaugurar minha loja de doces e salgados no Oásis. O meu conselho é não desistir, aproveitar esses cursos de capacitação que são oferecidos pela Prefeitura, pois pode mudar a sua vida. A minha vida foi transformada, me sinto uma grande vitoriosa”, disse.

O evento contou com a presença do prefeito Tiago Cervantes, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Hugo Di Lallo; a representante da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Hérica Rocha Phelippe; o presidente da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Allan Peterson; do coordenador do Prospera em Itanhaém, Cido Bezerra; da diretora de Proteção Básica, Valquíria Malavasi, dos vereadores Naldo da Bodeguita e José Roberto, além de secretários municipais.