Publicado em: 06/03/2023 - Última modificação: 06/03/2023 - 16:57

PAA destina verba para fortalecer ajuda às famílias carentes e a agricultura de Itanhaém

AJUDA - Cerca de 1200 pessoas recebem mensalmente os hortifrútis que exclusivamente são produzidos por agricultores do município

Com o objetivo de incentivar o trabalho do agricultor familiar, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Banco de Alimentos, conquistou para esse ano, por intermédio do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, mais de R$ 1 milhão para a compra de hortifrútis que exclusivamente são produzidos por agricultores do município em prol do programa de segurança alimentar da cidade. A destinação dos produtos será para as entidades sociais cadastradas que atendem as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Recentemente, o prefeito Tiago Cervantes participou de um encontro com agricultores familiares de Itanhaém e região, onde enfatizou sobre a importância do diálogo e parceria. “O diálogo da Administração Municipal com os nossos agricultores é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar de Itanhaém. Com esse novo investimento iremos atender os produtores rurais da cidade que fazem uma excelente trabalho, e ainda levaremos para a mesa do cidadão itanhaense alimentos de qualidade”, explicou.

Atualmente, cerca de 700 famílias, aproximadamente 1200 pessoas recebem os produtos todo mês, através do Banco de Alimentos, que mantém projetos de segurança alimentar para atender famílias de baixa renda.

“O nosso trabalho diário está focado em impulsionar a agricultura familiar da cidade e fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar. Com isso mantemos Itanhaém como uma das cidades do Estado com melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável”, afirmou a gestora do Banco de Alimentos Karina Moura.

PROGRAMA RECONHECIDO E PREMIADO – Os trabalhos desenvolvidos na agricultura familiar da cidade renderam premiações importantes para Itanhaém. São elas: Prefeito Empreendedor Sebrae, em 2014; o Prêmio Mário Covas, em 2015; e o Prêmio Josué de Castro, em 2017.

Única representante da Baixada Santista, Itanhaém ficou entre os dez municípios vencedores que fazem parte de um grupo de 258 prefeituras credenciadas no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento.

O município se destacou em dez critérios técnicos: estrutura institucional, infraestrutura rural, produção, distribuição e consumo sustentável, defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade, resiliência e adaptação às mudanças climáticas e interação campo-cidade.

Vale destacar que o recurso destinados pelo estado, só foi possível devido a excelente organização durante todo o período na prestação de contas e documentação do município.