Publicado em: 14/03/2023 - Última modificação: 14/03/2023 - 16:25

Itanhaém fortalece inclusão de alunos com deficiência em sala de aula

EDUCAÇÃO - A partir desta quarta-feira (15), 160 auxiliares de apoio à inclusão iniciarão atividades nas escolas da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itanhaém dá mais um passo importante para promover a inclusão de alunos com deficiência. A partir desta quarta-feira (15), 160 auxiliares de apoio à inclusão escolar iniciarão os trabalhos para atendimento nas atividades de acessibilidade, locomoção, higiene pessoal e alimentação durante o turno escolar. Uma empresa especializada foi contratada por meio de processo licitatório para prestação dos serviços nas unidades da rede municipal em atendimento a determinações da legislação educacional vigente.

Nesta terça-feira (14), os auxiliares foram recepcionados pelo prefeito Tiago Cervantes acompanhado da secretária de Educação Márcia Galdino durante evento realizado na escola municipal Noêmia Salles Padovan. “A inclusão é uma prioridade da nossa gestão. A presença dos auxiliares em sala de aula nos permite oferecer um ambiente ainda mais inclusivo e acolhedor para os nossos alunos”, destacou o prefeito.

Ao todo, a rede municipal de Itanhaém atende 625 alunos com deficiência. Cada auxiliar deverá cumprir jornada de até 40 horas semanais, inclusive, abrangendo o período noturno.

Joseli Vieira Santos Coimbra, de 45 anos, é uma das 160 profissionais contratadas. Com formação em pedagogia e pós-graduada em educação especial e psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar, ela já atuou como estagiária na educação do município. “Este é um trabalho muito importante para a nossa cidade. São tantas crianças precisando de auxílio, amor e dedicação nas escolas, estou feliz por ter conseguido essa oportunidade”.

Para o estudante de engenharia civil e história, Alexandre Padilha da Costa, de 26 anos, o profissional de apoio à inclusão realiza um trabalho importante não só para o aluno, mas para toda a sociedade, pois auxilia as crianças a exercerem o seu direito à educação de qualidade e com dignidade. “Essa oportunidade possibilita que crianças possam crescer socialmente e tornem-se partes importantes da nossa sociedade”.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Galdino, a iniciativa visa à melhora do desempenho escolar e que os alunos com deficiência se sintam valorizados e incluídos. “O nosso objetivo é que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento”, pontuou a secretária.

Palavras-chave: , ,