Publicado em: 16/03/2023 - Última modificação: 27/03/2023 - 12:02

Reforma de unidades e nova USF beneficiarão mais de 25 mil pessoas

SAÚDE - Em fase final de instalação, uma nova unidade no Guapurá (a 11ª da Cidade). Em obras, a reforma completa da USF do Suarão e da USF do Coronel

Na USF Guapurá, as obras estão concluídas e está em fase final de implantação dos equipamentos e preparação da nova equipe

Mais de 25 mil moradores de Itanhaém serão beneficiados com a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do Guapurá e as reformas da USFs do Suarão e do Coronel. A nova unidade é a 11ª da Cidade e irá beneficiar todo o Município com o desafogamento de outras, como a do Savoy.

O prefeito Tiago Cervantes destaca que o fortalecimento da Rede Básica de Saúde é prioridade, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) atende até 87% da população de Itanhaém. “Estamos concentrando esforços para ofertar melhor qualidade de vida e trazer eficiência a nossa Rede de Atenção Básica. Vamos proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”.

Na USF Guapurá, as obras estão concluídas e a unidade localizada na quadra 40, Rua 22 está em fase final de implantação dos equipamentos e preparação da nova equipe. A iniciativa irá facilitar e ampliar o atendimento para cerca de 6 mil pessoas do Guapurá e do Tropical.

Todos os serviços das demais USFs serão ofertados, como coleta de exames, consulta médica, enfermagem, odontologia, farmácia, psicologia, medicação, vacinação, teste de gravidez e testagem rápida. Também haverá desde a sua inauguração o trabalho do Grupo Hiperdia.

Já o Suarão é uma das maiores USFs da Cidade, atendendo mais de 13 mil moradores. O prédio na Rua Padre Antonio Ratisbonne segue em obras e, no momento, está sendo refeita e ampliada toda a estrutura elétrica, incluindo climatização.

A estrutura do telhado foi substituída, o piso trocado e a fachada reformada para acessibilidade. Ao final dos trabalhos, haverá nova pintura. A USF do Suarão está atendendo provisoriamente na Rua Augusto Ribeiro de Carvalho, 3106, Nova Itanhaém (lado praia – paralela à linha do trem).

Outra que está em reestruturação completa é a USF Jardim Coronel. O local passa por reforma estrutural, elétrica e hidráulica e reconstrução de todo o telhado, além de troca de janelas e portas e novas louças e sanitários. A USF Coronel atende cerca de 6 mil moradores e o novo prédio terá consultórios, farmácia, salas de enfermagem, curativo, preparo e vacina, além de banheiros e nova recepção.

Palavras-chave: , , , , ,