Publicado em: 24/03/2023 - Última modificação: 04/04/2023 - 17:34

Nova quadra poliesportiva foi inaugurada na E. M Leonor Mendes de Barros

EDUCAÇÃO E ESPORTE - O equipamento será utilizado para aulas de educação física e atividades pedagógicas dos 452 alunos matriculados na unidade escolar, do infantil ao 2º ano, e também nas aulas das escolinhas do departamento de Esportes

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, inaugurou nesta sexta-feira (24), a nova quadra poliesportiva da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros, no Jardim Mosteiro. O equipamento recebeu o nome do falecido professor de educação física, muito querido na cidade, Ernesto Coser, que dedicou mais de 20 anos ao serviço público e ao esporte da cidade.

A quadra, totalmente coberta, passou por uma completa reformulação. Foi instalado no local piso vinílico em PVC, que é mais resistente a impactos, anti derrapante e próprio para o bom desempenho das práticas esportivas. Além de novas traves de futsal, tabelas de basquete e pinturas com medidas oficiais.

“Hoje é dia de agradecimento e alegria. Estou feliz pelo resultado da obra que incentiva a prática esportiva dos nossos alunos e da comunidade, como também pela homenagem ao nosso querido professor Ernesto, que foi um ser humano fantástico e grande incentivador do esporte em Itanhaém”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

A modernização da quadra integra a programação de melhorias de infraestrutura que estão sendo realizadas nas unidades escolares. “As intervenções realizadas, aliadas ao projeto pedagógico, favorecem a aprendizagem dos nossos estudantes. O nosso trabalho está focado em desenvolver ações que melhorem a vida das pessoas”, enfatizou o prefeito.

O local será utilizado para as aulas de educação física e atividades pedagógicas dos 452 alunos matriculados na unidade escolar, do infantil ao 2º ano, e também nas aulas das escolinhas do departamento de Esportes.

Além do prefeito Tiago Cervantes, a ação contou também com a presença da deputada federal Maria Rosas; do presidente da Câmara Professor Fernando, os vereadores Fabio Bibão, Naldo da Bodeguita, Arlindo Martins, Lucas Abbasi; Volnei da Silva, representando a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Fabio Nascimento, diretor de Esportes, e demais secretários municipais.

HOMENAGEADO – Ernesto Botelho de Souza Coser nasceu em Presidente Epitácio no dia oito de maio de 1944. Formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos em 1970.

Trabalhou como professor de Educação Física no Colégio Estadual de Presidente Epitácio até 1977, quando com sua família se mudou para Itanhaém, se efetivando na cidade. Ernesto e sua esposa tiveram dois filhos: Tathiana Maluly Coser e Ernesto Coser Neto.

Na cidade de Itanhaém deu aula em várias escolas, dentre elas as escolas Jon Teodoresco e Benedito Calixto, onde ficou por 24 anos, dedicando – se na formação de crianças e jovens até sua aposentadoria.

Foi servidor municipal lotado no departamento de Esportes e atuou como técnico de voleibol e futsal. Católico praticante trabalhou em diversas pastorais da igreja, especialmente na pastoral da família.