Publicado em: 30/03/2023 - Última modificação: 30/03/2023 - 16:42

Gabinete de Leitura recebe a palestra “Charlie Chaplin — A vida é comédia” nesta sexta (31)

CULTURA - Os interessados devem se inscrever previamente, via formulário online, no link abaixo

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Cultura e o programa Pontos MIS traz ao município, nesta sexta-feira (31), uma palestra voltada para os amantes da comédia clássica: “Charlie Chaplin – A vida é comédia”. A iniciativa é ministrada pelo pesquisador de história do audiovisual Cássio Starling. O evento acontece no Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro, das 13h30 às 16h30.

Os interessados devem se inscrever previamente, via formulário online, neste link. A palestra gratuita é indicada para maiores de 14 anos e conta com 30 vagas. Ao final da atividade serão concedidos certificados de participação.

A palestra apresenta o percurso do ator; diretor; produtor; roteirista e compositor Charlie Chaplin, cujas criações encantam há mais de um século o público de todas as idades. O objetivo da oficina é narrar às etapas essenciais da vida e obra de Chaplin, além de sintetizar as principais interpretações a respeito de Carlitos, personagem vagabundo, excluído, pobretão, que se tornou o maior ícone do cinema.

Sobre o palestrante:

Cássio Starling é pesquisador de história do audiovisual e mestre em Multimeios pela Unicamp. Atua como crítico de cinema na Folha de São Paulo. Organiza e edita as coleções de cinema da Folha, desde 2009. Oferece cursos livres sobre grandes diretores, cinematografias nacionais, estilos e gêneros em instituições como MIS, Espaço Itaú de Cinema e Fundação Cásper Libero, entre outras. Atua como oficineiro e palestrante nos Pontos MIS desde 2013. É autor do livro Em Tempo real: Lost, 24 Horas, Sex and the City e o Impacto das Novas Séries de TV (Ed. Alameda, 2006).

PONTOS MIS — O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de SP, com o objetivo de percorrer diferentes municípios do estado com uma programação repleta de atividades culturais na linguagem audiovisual.