Publicado em: 06/04/2023 - Última modificação: 06/04/2023 - 15:55

Procon orienta consumidores e comerciantes durante semana de Páscoa

SEGURANÇA - Se suspeitar de práticas abusivas, como preços elevados ou produtos adulterados, denuncie

O Procon de Itanhaém está realizando nesta semana de páscoa uma ação em várias estabelecimentos do município para fiscalizar, instruir e conscientizar os comerciantes a exercer suas atividades de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo dessa ação é verificar, item por item, se os produtos, preços e diretrizes estão de acordo com o que está previsto no código de Defesa do Consumidor. A iniciativa vem do Governo do Estado de São Paulo, junto com Procon Municipal de Itanhaém, e está realizando visitas diárias em múltiplos estabelecimentos.

Na tarde da última terça-feira (4), as visitas foram destinadas para os mercados no bairro Belas Artes. “As vistorias ocorreram de forma planejada e foram bem muito bem recebidas pelos representantes de seus respectivos comércios, que acabaram afirmando a importância dessa iniciativa”, afirmou o diretor do Procon de Itanhaém Wellington Miranda.

FIQUE ATENTO – Se você está planejando comprar ovos de Páscoa ou outros produtos relacionados, o órgão de defesa dá algumas dicas para ajudar a garantir que você tenha uma experiência de compra justa e segura:

1- Lembre-se de que o preço mais baixo nem sempre significa a melhor qualidade.

2- Verifique se as informações do produto estão completas e claras na embalagem, como dados de validade, peso líquido e informações nutricionais.

3- Antes de comprar, examine cuidadosamente o ovo de Páscoa para se certificar de que ele não está rachado ou quebrado. Verifique também se o produto apresenta algum sinal de queixa ou mofo.

4- Sempre peça a nota fiscal no momento da compra e guarde-a como comprovante de compra. Caso precise fazer uma reclamação ou trocar posteriormente, você terá o documento necessário.

5- Denuncie práticas abusivas: Se você suspeitar de práticas abusivas, como preços elevados ou produtos adulterados, denuncie ao Procon ou a outros órgãos competentes. Aproveite a época para se divertir, mas não se esqueça de seus direitos como consumidor.

Ainda assim, o Inmetro junto com o Procon também alerta para cuidados com embalagens e acessórios, pois podem oferecer riscos. Tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, frequentemente usados nesse tipo de produto, podem causar acidentes com crianças pequenas, como sufocamento e engasgamento.

Localizado no Espaço do Empreendedor na Rua dos Fundadores 565, no Belas Artes, a unidade PROCON de Itanhaém está disponível para dúvidas e agendamentos pelo telefone (13) 3421 1800.

Palavras-chave: , , ,