Publicado em: 11/04/2023 - Última modificação: 17/04/2023 - 15:56

Itanhaém criará comitê gestor para segurança nas escolas

EDUCAÇÃO - A ação foi definida em encontro realizado nesta terça-feira (11) entre gestores municipais e forças de segurança da cidade

A criação de um comitê gestor para monitoramento da segurança nas escolas públicas, particulares e conveniadas foi definida em encontro realizado nesta terça-feira (11) entre gestores municipais e forças de segurança no auditório da Escola Municipal Noêmia Salles Padovan, em Itanhaém.

A iniciativa visa reforçar a segurança de estudantes e servidores nas escolas em decorrência dos casos de violência ocorridos no País.

“Estamos ampliando o plano de ações de segurança já existente nas unidades escolares para garantir mais proteção aos nossos alunos e servidores”, pontuou a secretária de Educação, Cultura e Esportes Márcia Galdino.

Dentre as iniciativas discutidas, novos procedimentos para acesso aos espaços internos das escolas; maior controle na entrada e saída de alunos e monitoramento de acesso aos visitantes.

Professores, alunos e servidores das unidades municipais receberão treinamento sobre protocolos de contenção de situações de conflito e emergência. O protocolo de segurança será adaptado às especificidades de cada escola e às suas necessidades particulares, sendo constantemente revisado e atualizado.

A Prefeitura investe desde o ano passado no monitoramento de todos os prédios públicos. São mais de mil câmeras instaladas em pontos estratégicos, incluindo as unidades escolares, e interligadas ao Centro de Operações e Inteligência (COI).

“É fundamental a manutenção do diálogo entre a GCM e os gestores escolares para conhecimento sobre o cotidiano da comunidade escolar. Todo o nosso efetivo está nas ruas com prioridade ao serviço de ronda escolar”, destacou o secretário de Trânsito e Segurança Milton Campos.

Para o diretor da Escola Municipal Bernadino de Souza Pereira, Santilho Antônio Guimarães Neto a reunião foi muito proveitosa. “Este foi um momento de conexão e troca de informações para juntos estabelecermos importantes protocolos que trazem mais acolhimento e segurança para nós educadores, aos alunos e também aos pais e familiares”, explicou.

Ainda neste mês de abril, a Prefeitura inaugura o Núcleo de Apoio Psicopedagógico de Itanhaém (NAPI) que irá atuar em contraturno escolar, na promoção de saúde mental e realização de atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais.

FAKE NEWS

O delegado seccional assistente Dr. Ângelo Matias ponderou que a crescente onda de notícias falsas têm causado pânico na sociedade e há necessidade de averiguar todas as informações que circulam dentro das unidades escolares.

“É muito importante que essas notícias cheguem até nós para que possamos investigar, identificar os autores e tomar as devidas providencias”, destacou.

Participaram do encontro o comandante da Guarda Municipal (GCM) Antônio Carlos da Silva e a coordenadora do Núcleo Psicopedagógico Daila Fernandes.