Serviços
acessibilidade



Publicado em: 12/04/2023 - Última modificação: 18/04/2023 - 16:21
[email protected]

Itanhaém ganha pacote de ações para fomentar o Turismo na cidade

DESENVOLVIMENTO - Dentre as ações está a criação de novos roteiros que abrangem os diferentes segmentos turísticos da cidade, a revitalização da Passarela de Anchieta, e a expansão da orla do Cibratel



Compartilhar:

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Turismo, lançou nesta quarta – feira (12) durante reunião com membros do Trade Turístico e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), um conjunto de ações de fomento ao Turismo. A inciativa que aconteceu na Colônia de Férias do Senai no Cibratel faz parte da programação dos 491 anos de Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Dentre as ações, está o novo aplicativo de divulgação da cidade, o “Guia Turístico Digital de Itanhaém: Aplicativo Destinos Inteligentes”, a promoção dos roteiros turísticos que abrangem os roteiros Histórico, Religioso, dos Espaços Culturais, Artesanato, de Sol e Praia, de Esportes, de Aventura e Ecoturismo, como também, do turismo Gastronômico, Rural e Educacional. Na oportunidade ainda foram assinados dois contratos: a revitalização da Passarela de Anchieta, e a expansão da orla do Cibratel.

“Investir no turismo é potencializar os nossos atrativos, além de valorizar a nossa história e cultura. As novas ações buscam estimular o desenvolvimento econômico e apoiar o empreendedorismo, gerando novas oportunidades de emprego e renda”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Para o secretário de Turismo Rodrigo Zanella, Itanhaém é uma cidade que oferece um leque de opções turísticas, que agrada diferentes públicos. “Além dos diversos atrativos históricos e naturais, com belas praias, ilhas e cachoeiras, buscamos com esse pacote de ações estimular o turismo de Itanhaém e seus diferentes segmentos. Cada vez mais trabalhamos para que Itanhaém seja divulgada como um excelente destino de viagem”, explicou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.  

Guia Turístico Digital de Itanhaém: Aplicativo Destinos Inteligentes

O evento contou com a presença do representante do aplicativo “Guia Turístico Digital de Itanhaém: Aplicativo Destinos Inteligentes”, André Menegaldo, que apresentou dados, como mapa de calor dos acessos e localização de visitação ao App, além de panorama geral dos empreendedores já inscritos.

A ferramenta de divulgação e gestão turística adquirida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), busca impulsionar as atividades da cidade, beneficiando turistas, empresários do setor do turismo e gestores.

Lançamento dos Roteiros Turísticos

Com destaque para os roteiros histórico, religioso, dos espaços culturais, dos artesanatos, de sol e praia, esportes, aventura, ecoturismo e birdwatching (observação de pássaros), a Secretaria de Turismo lançou 22 novos roteiros no município.

Por meio do site oficial da Prefeitura de Itanhaém, neste link,  turistas e munícipes podem ter acesso a opções de passeios realizados a pé, bicicleta ou por transporte próprio, seguindo as coordenadas oferecidas, com tempo de duração, grau de dificuldade, ponto sugestivo de partida e chegada, distância, fotos e o descritivo dos atrativos a serem visitados.

Tour Gastronômico

O Prefeito Tiago Cervantes criou recentemente o Decreto do Programa Tour Gastronômico de Itanhaém, como instrumento de política pública de fomento ao segmento de restaurantes, cafeterias, bares e similares, objetivando o desenvolvimento e fortalecimento da atividade gastronômica da Cidade. 

A Secretaria Municipal de Turismo realizará chamamento público para cadastramento gratuito de estabelecimentos gastronômicos com a finalidade de inseri-los nas rotas gastronômicas e mapa turístico. Haverá certificação e centralização de informações, além de fotos dos estabelecimentos no site oficial da Prefeitura de Itanhaém.

Grande Reserva Mata Atlântica

Também durante o encontro, o Prefeito Tiago Cervantes assinou a Carta de Adesão à Grande Reserva Mata Atlântica viabilizada por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Com a assinatura, Itanhaém adere a Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica (RPGRMA) que tem como objetivo participar, divulgar e pro­mover o desenvolvimento turístico sustentável do município.

A iniciativa visa estimular práticas econômicas e sociais num amplo corredor ecológico entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este local de rara beleza abriga o maior trecho contínuo remanescente de Mata Atlântica do mundo, possuindo 2,7 milhões de hectares com todas as suas riquezas naturais, culturais, históricas e turísticas.

O território de Itanhaém possui Unidades de Conservação, Comunidades Tradicionais e Indígenas, além de espécies endêmicas ou ameaçadas de extinção como o papagaio de cara roxa e a onça pintada. Por meio desta ação, Itanhaém será contemplada com a produção de materiais de comunicação como folders, mapas e vídeos, divulgação em mídias e participação nos principais eventos de comercialização do turismo.

Programa Turismo Educacional: Bem-Vindo a Itanhaém:

Turismo, História e Hospitalidade

A Secretaria de Turismo iniciará a segunda etapa do programa “Bem – Vindo a Itanhaém: Turismo, História e Hospitalidade” in-loco nos empreendimentos turísticos, facilitando a participação dos empresários e colaboradores. A ação visa a capacitação dos colaboradores do Trade Turístico e empresários que trabalham com atendimento ao público em geral, para que recebam bem e prestem informações de qualidade aos turistas e veranistas que visitam a cidade durante a temporada.

Na oportunidade, o programa irá transmitir conhecimentos sobre a história de Itanhaém, pontos e atrativos turísticos, localização, curiosidades, boas práticas de atendimento ao turista, bem como se vestir e comunicar de forma adequada. Todos os colaboradores receberão certificado de participação. A iniciativa acontece em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Relações do Trabalho, por meio do Programa Municipal de Formação e Especialização (Proforme).

Turismo na Escola

O programa tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos da Rede Municipal de Ensino quanto aos atrativos turísticos e naturais da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Itanhaém, por meio das secretarias de Turismo e Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP).  

O projeto piloto iniciou na Escola Municipal Silvia Regina Schiavon Marasca, com os alunos do 8º ano A. A ação visa desenvolver competências e habilidades para que os estudantes adquiram conhecimentos a respeito dos patrimônios históricos, culturais e ambientais da cidade de Itanhaém e sejam capazes de atuar como monitores de turismo mirins.

Após a formação, os alunos poderão repassar seus conhecimentos com as demais classes, inclusive com outras séries, sempre com o acompanhamento pedagógico dos docentes.

Capacitação do Professor

A Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes irá qualificar os docentes dos oitavos anos da Rede Municipal de Ensino de Itanhaém, trabalhando o ensino transversal com o tema Turismo Pedagógico.

Na oportunidade, haverá apresentação de minicursos teóricos sobre a história, cultura e pontos turísticos do município aos docentes, além de visita técnica.

A capacitação será uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, no qual proporciona através de deslocamentos fora do ambiente escolar a oportunidade de explorar os conceitos trabalhados em sala de aula de maneira lúdica e diferenciada, possibilitando uma perspectiva de conhecimentos infinita.

Turismo Pedagógico

Por meio do ensino transversal aplicado inicialmente no 8º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Itanhaém, a Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes fará através da equipe especializada em Turismo Pedagógico a apresentação da história, cultura e importância econômica do turismo para o conhecimento dos alunos.

A ideia é que os conhecimentos sejam transmitidos aos seus familiares e sociedade, conscientizando-os sobre o valor de se preservar a história da cidade e seus pontos turísticos, transformando o município em uma cidade com potencial turístico ainda mais conhecido a nível nacional, com boa receptividade e qualidade nos serviços.

Novas obras na Passarela de Anchieta e Cibratel

Durante a reunião, também foi firmado contrato para as obras de expansão da Nova Orla do Cibratel e a revitalização da Passarela de Anchieta. No Cibratel, o calçadão receberá lajotas retangulares, iluminação ornamental em LED e bancos, padronizando os roteiros turísticos de Itanhaém. O trecho que compreende entre a Avenida Paulo Roberto Rezende de Campos Maia e a Rua Dr. Frederico de S. Queiroz Filho.

Já na Passarela de Anchieta as madeiras desgastadas serão trocadas e imunizante para madeira será utilizado. O local receberá ainda novo verniz e limpeza em toda a estrutura, além de instalação de novas lixeiras.