Publicado em: 12/04/2023 - Última modificação: 12/04/2023 - 15:33

Itanhaém será representada em conferência antidrogas na Argentina

INTERNACIONAL - A iniciativa será realizada na Universidad del Museo Social Argentino, com palestrantes importantes compartilhando os últimos avanços no campo

A cidade de Itanhaém irá ser representada na conferência da International Society of Substance Use Professionals – ISSUP, que acontece de 19 a 21 de abril, em Buenos Aires, Argentina. O Município terá sua participação marcada por meio da “Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil”.

Os representantes da cidade no evento serão Damião Avelino Silva, que é coordenador do Programa Social Escolar do Departamento de Educação, e Pedro Henrique Rodrigues Salles, aluno do Colégio Evolução. O Programa Social Escolar trabalha por meio de agentes escolares que fazem visitas nas residências de alunos infrequentes, estabelecendo uma relação entre família e escola.

Ambos foram convidados para a conferência por fazer parte da Coalizão Itanhaém, que se trata de uma iniciativa de parceria entre o poder público e vários setores da sociedade para prevenir o uso indevido de álcool e drogas por parte de adolescentes e jovens, visando maior qualidade de vida. Itanhaém é uma das seis cidades do Brasil que fazem parte da organização internacional de Coalizões Comunitárias Antidrogas da América (Community Anti-Drug Coalition of America, em ingês – CADCA).

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino ressaltou a importância da representação internacional de um assunto tão importante para a sociedade. “O intuito é mostrar alternativas para os jovens, voltando à consciência de uma vida feliz e sem dependência química. Essa é uma grande oportunidade para conscientiza-los e tornar nossa cidade mais segura, saudável e livre de drogas”.

Além disso, com o convite da ISSUP, os representantes também ganharam a passagem, hospedagem e ajuda de custo com a alimentação, e como apoio a Prefeitura de Itanhaém por meio do Departamento de Educação irá ajudar com o transporte até o aeroporto.

A conferência será realizada na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), com palestrantes importantes compartilhando os últimos avanços no campo, com foco em questões de relevância e interesse para os profissionais que trabalham na redução da demanda de drogas de suas regiões.

CADCA – A organização foi fundada em 1992 e está em comunidades na América Latina, no Caribe, na África e na Ásia. Em Itanhaém, a Coalizão existe desde agosto de 2017, e conta com cinco líderes e multiplicadores para pesquisar e mapear as regiões, buscando estabelecer as estratégias para solucionar os problemas relacionados ao consumo de drogas.

Palavras-chave: , , ,