Publicado em: 13/04/2023 - Última modificação: 13/04/2023 - 16:38

Evento apresenta Grêmio Estudantil 2023 das escolas municipais

EDUCAÇÃO - O projeto “A escola como espaço democrático - Grêmios Estudantis” teve início em outubro de 2021

Em evento realizado no auditório da EM Noêmia Salles Padovan, na última quarta-feira (13), foi realizada a apresentação dos grêmios estudantis e seus integrantes às autoridades presentes e também à comunidade. Na iniciativa, as 14 escolas dos anos finais da Rede Municipal de Ensino apresentaram os eleitos de maneira democrática e participativa para o Ano Letivo de 2023.

O projeto “A escola como espaço democrático – Grêmios Estudantis” teve início em outubro de 2021. A assessoria do Ensino Fundamental – Anos Finais realizou um trabalho de conscientização nas escolas municipais junto aos gestores, professores e alunos sobre a importância do protagonismo juvenil. Num primeiro momento, houve a eleição de alunos representantes das escolas para a formação de uma Comissão Pró-Grêmio Estudantil. Em 2022, todas as escolas tiveram seus grêmios eleitos atuantes em vários projetos em suas comunidades e também em nível de Secretaria.

“O projeto iniciado em 2021 visa estimular o protagonismo juvenil nas escolas municipais de Itanhaém por meio dos Grêmios Estudantis. Tivemos eleições democráticas nas unidades e 140 alunos foram eleitos. Diversos projetos serão realizados nas comunidades escolares e na Secretaria. É o exercício da cidadania na prática”, destacou o assessor de Ciências Humanas, Luis Cleber Martinês.

Durante o evento, os alunos representantes dos Grêmios discursaram sobre a importância do protagonismo juvenil nas unidades escolares. Ainda houve apresentações artísticas dos alunos Letícia Castilho, da EM Profª. Maria da Conceição Luz; Ryan Nascimento, da EM Bernardino de Souza Pereira; Enzo Moura Colhado, da EM Dalva Dati Ruivo; e uma esquete teatral sobre a importância do grêmio apresentada pelos alunos da EM José Teixeira Rosas.

Palavras-chave: , ,