Publicado em: 20/04/2023 - Última modificação: 20/04/2023 - 16:32

Escolas da Rede Municipal promovem eventos sobre Cultura de Paz

PAZ NAS ESCOLAS - Evento tem como objetivo expandir a paz e mostrar para os pais e alunos que o ambiente escolar é um local seguro

Os recentes acontecimentos incentivaram as EM Maria Cristina Macedo Gomes e EM Pedrina Pompeu Bastos a promoverem durante toda a semana uma mobilização em prol da paz nas escolas. O evento tem como objetivo mostrar para os pais e alunos que o ambiente escolar é um local seguro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

De acordo com a Orientadora Educacional Gislene Beato, os professores conversaram com os alunos nas salas de aula sobre a importância de espalhar notícias boas ao invés de ruins e de conscientizar os mais novos que a escola é segura.

Durante toda semana as escolas promoveram diversas ações alusivas referentes à Cultura da Paz. No EM Maria Cristina, os alunos do 4º e 5º anos produziram recados por meio do “pombo correio da Paz”.

“A ação foi feita na hora do recreio, com os alunos do quarto e quinto ano passando uma mensagem de paz para os pequenos, do primeiro ao terceiro ano, que vão levar a mensagem para a casa e mostrar aos pais que a escola é segura”, afirmou Gislene.

Além dessa ação, a unidade escolar produziu outros projetos. Alunos saíram de suas salas com balões brancos contendo a mensagem “#paznasescolas”, funcionários trabalharam vestidos de branco e foram organizadas feiras em sala de aula pelos professores e painéis e atividades referentes à Cultura da Paz.

Bruna Lorrane Jesus Cavalcante, aluna do quarto ano B da EM Maria Cristina, comentou que achou o evento muito bom e muito importante e percebeu que todos os alunos gostaram da ação.

Já a aluna Karine Vitória de Matos Dourado, também do quarto B da EM Maria Cristina, elogiou o evento e gostaria que ele se repetisse em mais oportunidades.  “Gostei muito, achei bem legal e espero que aconteça mais vezes”.

Na EM Pedrina Pompeu Bastos, os estudantes produziram um painel com mensagens positivas, saíram de suas salas segurando balões brancos e foi organizada uma recepção aos pais com um arco de balões da paz.

CULTURA DE PAZ – A Cultura de Paz é uma ideia desenvolvida por vencedores do Prêmio Nobel da Paz, por meio do Manifesto 2000, por uma Cultura de Paz e Não-Violência, e assinado por milhões de pessoas ao redor do mundo comprometidas a cumprir os seis princípios da Cultura de Paz: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.

Palavras-chave: , ,