Publicado em: 22/04/2023 - Última modificação: 25/04/2023 - 05:31

Patrimônios históricos, Convento é reaberto e obras na Igreja Matriz são iniciadas

HISTÓRIA - As obras são fruto de esforços conjuntos entre a Prefeitura de Itanhaém, Mitra Diocesana de Santos, IPHAN, CONDEPHAAT, SPU e o MPF

O Convento Nossa Senhora da Conceição recebeu diversas ações de manutenção

Um dos maiores símbolos da região foi reaberto para a população neste sábado (22), no dia do aniversário de 491 anos de Itanhaém: o Convento Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico, após as obras de recuperação. Para celebrar o momento especial, aconteceu a Missa de Ação de Graças. Além disso, também foi anunciado o início dos trabalhos de manutenção de outro grande patrimônio da Cidade: a Igreja Matriz de Sant’Ana.

As obras nos patrimônios históricos foi fruto dos esforços conjunto entre a Prefeitura de Itanhaém, a Mitra Diocesana de Santos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Ministério Público Federal (MPF).

O Convento Nossa Senhora da Conceição recebeu diversas ações de manutenção, como nova pintura nas fachadas, intervenções no telhado, altar e piso, além de nova iluminação em LED no entorno do monumento, incluindo a rampa de acesso e câmera de monitoramento 360º.

O prefeito Tiago Cervantes destacou a importância do trabalho em conjunto para a manutenção de dois grandes patrimônios do país. “Os monumentos, os atrativos e as nossas memórias contam histórias do tempo passado. Hoje, celebramos mais um aniversário, ainda mais vibrante. A nossa história se funde com a modernidade, onde as tradições são preservadas e as inovações são bem-vindas. Tenho certeza de que juntos vamos continuar construindo um futuro ainda mais promissor”.

Já em relação a Igreja Matriz de Sant’Ana, conforme acordado, a Prefeitura de Itanhaém arcou com a aquisição dos materiais necessários para os serviços de manutenção e conservação do telhado, forro e piso da Igreja. As reparações serão realizadas pela Diocese de Santos, de acordo com o Plano de Atuação autorizado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico.

DESFILE CÍVICO E FESTIVIDADES – O tradicional desfile cívico de aniversário aconteceu na Orla do Centro foi uma homenagem aos 50 anos da novela Mulheres de Areia, um dos maiores clássicos da história da televisão brasileira e que marcou profundamente Itanhaém. No total, 33 escolas municipais participam do desfile e houve a cerimônia de hasteamento da bandeira e execução dos hinos nacional e municipal.

Durante as comemorações, a deputada estadual Solange Freitas entregou ainda um ônibus escolar, fruto de uma indicação ao Governo do Estado de São Paulo. Participaram ainda das comemorações, o deputado estadual Gil Diniz, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

ATIVIDADES NA MATRIZ – Enquanto ocorrerem as obras na Igreja Matriz de Sant’Anna, não haverá missas e demais atividades litúrgicas, que foram remanejadas para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Rui Barbosa, 1200, Centro. Porém, estará aberta apenas para visitação e orações, de segunda a sábado, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

HISTÓRIA – Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no Centro Histórico da cidade, teve sua origem de uma pequena ermida de barro. Sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639 sendo o registro vivo de um período da história do País e um dos bens mais representativos da memória da América. O Convento é a mais antiga construção do município, bem como a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.

O Convento de Nossa Senhora de Conceição é uma das primeiras igrejas a serem construídas no Brasil, teve seu processo de tombamento iniciado pelo IPHAN em 1939 e CONDEPHAAT em 1975.

Já a Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana, também localizada no Centro Histórico, foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedito Calixto.

Palavras-chave: , , , , ,