Serviços
acessibilidade



Publicado em: 27/04/2023 - Última modificação: 10/05/2023 - 08:53
[email protected]

Itanhaém possui rota para observação de aves

BIRDWATCHING - A atividade sustentável, tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente, aproximando o ser humano da natureza



Compartilhar:

Prepare sua máquina fotográfica e venha se encantar com os cantos, cores e voos acrobáticos das aves que encantam a Mata Atlântica, onde a Secretaria de Turismo de Itanhaém está promovendo o lançamento da rota de Observação de Aves na região. A atividade sustentável, também conhecida como Birdwatching, tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente, aproximando o ser humano da natureza.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

“O turismo de observação de aves tem crescido muito no Brasil, trazendo um alto potencial de conservação e desenvolvimento local. Em Itanhaém, também conhecida como Amazônia Paulista, somos agraciados pelas exuberantes belezas naturais, que são propícias para o Birdwatching”, afirmou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.

Para os iniciantes, a dica é caminhar em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia, enquanto aprecia a beleza local sem agredir a natureza. O aviso é evitar estressar ou expor as aves ao perigo, mantendo-se sempre a uma distância adequada e moderando o uso de fontes de luz artificiais na hora das fotos. Prepare-se para acordar cedo, as aves estão mais ativas no começo da manhã. Alguns dos itens essenciais na prática ao ar livre são bonés, lanches, água, repelente, protetor solar, e roupas e calçados confortáveis.

O secretário reforçou a importância do apoio de um guia  de turismo para que o passeio seja ainda mais proveitoso. “Para a atividade, são necessários equipamentos específicos e o acompanhamento e orientação de um monitor ou guia de turismo especializado para facilitar e aumentar o aproveitamento durante a observação. É muito importante também, que os visitantes registrem a espécie e o local e compartilhem seus registros pela internet., tornando suas observações públicas e permanentes. Assim, contribuem para aumentar o conhecimento sobre as aves e colaboram com a sua conservação”, enfatizou.

Ainda pouco desenvolvida no Brasil, possui perspectiva de se configurar como produto de destaque no mercado internacional, já que o País tem uma rica diversidade de aves, distribuídas em seus vários biomas. A região de Itanhaém e Peruíbe abriga uma enorme biodiversidade, com mais de 550 espécies de aves registradas, sendo 31 endêmicas e 21 marinhas. Algumas regiões são reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das áreas prioritárias para conservação. A BirdLife International classificou a região como IBA – Important Bird and Biodiversity Area (Área Importante de Aves e Biodiversidade).

O Coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente na ETEC de Itanhaém e Guia de observação de aves no Litoral Sul, Rodrigo Ferraz comentou que a prática tem grande potencial. O guia também ressalta os inúmeros benefícios à saúde física e mental, sendo uma prática muito recomendada por psicólogos nos tratamentos a depressão e ansiedade. “Nossa região é riquíssima em espécies e ambientes naturais para o desenvolvimento desta atividade, podendo gerar renda e desenvolvimento para as comunidades”.

Dentre os locais possíveis para fazer tais observações estão a Área Costeira, a Bacia Hidrográfica do Rio Itanhaém, a Chácara Sara no Aguapeú, o Vale do Rio Branco e a região do Rio Preto.

ÁREA COSTEIRA

Excelente para iniciantes que queiram praticar a observação de pássaros. São locais de fácil acesso, com corredores ecológicos de Jundú, Mata de Restinga e morros urbanos, onde podem ser encontrados mais de 50 espécies como o Príncipe (Pyrocephalus rubinus), Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), Gavião-carijó (Rupornis magnirostris), Sanã-parda (Laterallus melanophaius), Maria-faceira (Syrigma sibilatrix), Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), Carão (Aramus guaraúna), Jaçanã (Jacana jacana) e são facilmente observadas diversas espécies de Sabiás e Pica-paus, dentre outros. Nos meses de setembro a novembro, podem ser observadas nas praias as aves migratórias que vem do hemisfério norte e param em nossa região para se alimentar antes de seguir viagem para o hemisfério sul. Podem ser encontradas espécies de Maçaricos, Trinta Réis, Batuiruçus entre outros.

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITANHAÉM

Itanhaém possui a segunda maior Bacia Hidrográfica da região, com mais de 2 mil Km de extensão, sendo 180 km navegáveis. Em suas margens, grandes extensões de manguezal, restinga e mata ciliar preservada, onde podem ser encontradas várias espécies como o Colhereiro (Platalea ajaja), Guará (Eudocimus ruber), Saracura-do-mangue (Aramides mangle), Martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona), Tangará (Chiroxiphia caudata). Também são facilmente observadas diversas espécies de Martin Pescadores, Garças, Biguá, dentre outros.

CHÁCARA SARA – AGUAPEÚ

A Chácara Sara está localizada na região do Aguapeú. São mais de 270 espécies catalogadas em uma região com mata de restinga, mata de encosta, riachos e montanhas, onde podem ser encontradas várias espécies como o Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), Rendeira (Manacus manacus), Sanã-parda (Laterallus melanophaius), Acauã (Herpetotheres cachinnans), Inambuguaçu (Cypturellus obsoletus), Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), Gaturamo (Euphonia violacea), Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavenscens), dentre outros.

VALE DO RIO BRANCO

Excelente oportunidade para adquirir experiências de reconexão com a natureza. Localizado aos pés da Serra do Mar, o Vale do Rio Branco é o local ideal para desfrutar das belezas da Mata Atlântica e realizar lindos registros onde podem ser encontradas várias espécies como o Gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis), Sanã-carijó (Mustelirallus albicollis), Falcão-de-coleira (Falco femoralis), Urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus), Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus). Também são facilmente observadas diversas espécies de Caburés, Arapaçu, Tangará, Araçari, dentre outros.

PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA – BAIRRO RIO PRETO

Endêmico da Floresta Atlântica, ele habita numa estreita faixa litorânea de aproximadamente 285 km entre o Paraná e o sul de São Paulo. A cidade de Itanhaém, na região do Rio Preto, possui o último dormitório (ao norte) da população do Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e é o melhor local para fazer o registro do Papagaio! A região abriga um mosaico de diferentes ecossistemas, nos quais são encontradas, além do Papagaio-de-cara-roxa, várias espécies como o Pica-pau-rei (Campephilus robustus), Macuru-de-barriga-castanha (Notharchus swainsoni) e Caburé (Glaucidium brasilianum). Também são facilmente observadas diversas espécies de saíras, tucanos, beija-flores, surucuás, choquinhas, maçaricos, saracuras, dentre outros.

AVES MARINHAS

Saídas Pelágicas são saídas embarcadas para o alto mar com distância mínima de 20 km do continente. A maior parte das aves pelágicas de nossa região é proveniente de ilhas subantárticas. Isso torna o inverno (maio-setembro) a estação onde é mais provável observar espécies como o Albatroz-de-nariz-amarelo, Albatroz-de-sobrancelha, Mandrião-chileno, Petrel-gigante-do-sul, Pardela-preta, Pinguim-de-magalhães, dentre outros. Também podem ser observadas algumas espécies que migram entre o Atlântico Sul e o Norte, como Alma-de-mestre, Mandrião-do-sul e Bobo-escuro. Em águas mais profundos e distantes da costa é mais provável encontrar espécies como Pardela-de-óculos, Pomba-do-cabo, Grazina-de-barriga-mole, Grazina-mole e as raridades regionais como os faigões e os grandes albatrozes.

ESPÉCIES DE AVES CATALOGADAS EM ITANHAÉM:

Wikiaves:

https://www.wikiaves.com.br/municipio_3522109

Ebird:

https://ebird.org/hotspots

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelos telefones (13) 3426-7922 e 3427-4777.