Serviços
acessibilidade



Publicado em: 04/05/2023 - Última modificação: 07/05/2023 - 17:30
[email protected]

Reunindo fiéis, Folia do Rio Acima acontece neste domingo (7)

FÉ E CULTURA - Religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza



Compartilhar:

Marcando a preparação para a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, a Folia do Divino no Rio Acima acontece neste domingo (7). A concentração acontece às 9h30 na Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, e segue a caminho da Alameda Emídio de Souza onde alguns fiéis seguirão de barco e outros de ônibus em direção à capela Nossa Senhora do Livramento, no Jardim Coronel. A comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Após chegada à capela, será realizada uma celebração, para que os fiéis então atravessem o rio rumo à Ilha do Mauricinho, onde é realizada a Reza da Folia do Divino, momento de grande tradição e fé da comunidade, com orações e cânticos. Após esse momento acontece uma grande confraternização e partilha de alimentos para o almoço, onde todos os presentes são convidados a participar. Por volta das 14 horas inicia-se o retorno.

Essa é uma atividade aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Basta apenas o comparecimento na sua concentração inicial, assim como há um pedido especial aos proprietários levarem seus barcos ou lanchas para o percurso da procissão. Ao final haverá uma benção aos participantes.

Confira a Programação completa:

9 horas – Concentração Igreja Matriz de Sant’Anna

9h30 – Saída das Bandeiras em Procissão até a Alameda Emídio de Souza

10 horas – Saída em Procissão de Barcos para o Rio Acima – Rio Itanhaém e Ônibus

11 horas – Celebração na Capela Nossa Senhora do Livramento – Jardim Coronel

12 horas – Reza da Folia do Divino na Ilha do Mauricinho

13 horas – Confraternização

14 horas- Retorno.

TRADIÇÃO – A Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém é um dos eventos religiosos mais esperados do ano, e acontecerá entre 20 de maio e 4 de junho. A programação tradicional é cheia de rituais e costumes como as Noites da Soca, Alvorada Festiva, Erguida e Descida do Mastro, Setenário, Abertura do Império, Missa Solene e a Procissão Solene do Divino Espírito Santo.