Publicado em: 05/05/2023 - Última modificação: 16/05/2023 - 16:45

Prefeitura de Itanhaém reforça a importância da Coleta Seletiva

CONSCIENTIZAÇÃO - A separação dos materiais traz benefícios para o meio ambiente e colabora inclusive de forma econômica e social, gerando empregos e lucro

A coleta seletiva vem sendo considerada uma solução para o grave problema enfrentado sobre a geração de resíduos sólidos. Por meio do processo de separação uma parte destes materiais podem ser reaproveitados, trazendo benefícios para o meio ambiente e colaborando inclusive de forma econômica e social, passando a gerar empregos e lucro.

Em Itanhaém, um dos responsáveis por esse trabalho é a Coopersol Reciclando (Cooperativa de Resíduos Sólidos e Líquidos), que atua desde 2009, com ex-catadores encarregados por coletar, separar, prensar e vender o material. A Cooperativa trabalha recolhendo materiais recicláveis pela Cidade nos pontos de coleta e em residências cadastradas. Há um cronograma semanal, onde o caminhão da coleta seletiva passa pelos locais e leva o conteúdo coletado para o Centro de Triagem de Resíduos.

Para a presidente da Cooperativa, Roberta Carrilho, todo o material recolhido gera renda, desta forma as pessoas precisam ter mais consciência, e entender a importância dessa separação de materiais. “As pessoas conscientes, além de contribuir com o meio ambiente tirando o lixo das ruas, ainda ajudam muitas famílias no seu ganha pão”, explicou.

“Quanto mais reciclamos, mais diminuímos os custos com limpeza urbana. Para contribuir, é importante que façamos nossa parte dentro de casa ou pelas ruas ajudando na separação do lixo. A coleta seletiva vem sendo vista como uma importante alternativa para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões, pois colabora para o processo de reciclagem, como também para a preservação do meio ambiente”, ressaltou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva.

Para contribuir com a Coleta Seletiva, a população da Cidade pode:

• Levar os materiais recicláveis diretamente no Centro de Triagem de Resíduos, localizado na Rua João Andrade Júnior, 400, Jardim Oásis, de segunda a sexta, das 7h30 às 16 horas;

• Levar os materiais recicláveis no Ecoponto mais próximo de sua residência (veja neste link);

• Solicitar a coleta porta a porta através do telefone (13) 3427-6470.

A cooperativa recebe papel, garrafas pet, vidro, peças eletrônicas, plásticos, latas e alumínio em geral. Os materiais devem estar limpos (sem restos de comida) e secos.