Publicado em: 08/05/2023 - Última modificação: 08/05/2023 - 09:22

Mais moderno e funcional, novo Portal da Transparência está no ar

ACESSO À INFORMAÇÃO - Com novo conceito, layout mais moderno e de fácil navegação, o novo site garante mais transparência nos gastos públicos e gestão fiscal

A Prefeitura de Itanhaém lançou nesta segunda-feira (8) um novo Portal da Transparência, que garante a ampliação do acesso do cidadão à informação e uma gestão mais transparente da Administração Municipal. Com novo conceito, layout mais moderno e de fácil navegação, a nova plataforma no Site Oficial foi planejada em conjunto pela Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Gestão e Controle e departamentos de Tecnologia e Suprimentos.

No endereço https://transparencia.itanhaem.sp.gov.br, o novo portal garante acesso rápido a Receitas, Despesas, Compras, Licitações, Servidores e Contratos – tudo pode ser pesquisado livremente em apenas dois cliques, no padrão de dados abertos. Além disso, também estão disponíveis informações sobre convênios, orçamento municipal, multas de trânsito, parcerias com o terceiro setor, planos municipais e outros elementos que garantem a transparência nos gastos públicos e gestão fiscal.

Os trabalhos foram coordenados pela secretária de Gestão e Controle, Mara Sanches Figueiredo, pelo secretário de Comunicação Social, Luciano Netto, e os servidores efetivos Claudio Ferreira (jornalista e gestor público) e Gilberto Pereira (desenvolvedor web). Também colaboraram com o projeto os secretários adjuntos de Administração, Thiago Fernandes Pereira e Frank Willian, e Raphael Henrique, do Departamento de Suprimentos.

Será nomeada ainda uma nova Comissão Municipal de Acesso à Informação e criado um calendário de transparência para monitorar constantemente a atualização.

Todos os arquivos do portal anterior foram mantidos, mas com funcionalidades e informações mais abertas. Todo o andamento dos trabalhos foi informado ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e as mudanças foram feitas de acordo com os apontamentos do órgão e a legislação pertinente,  como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Palavras-chave: , , , ,