Publicado em: 08/05/2023 - Última modificação: 09/05/2023 - 16:59

Nova Torre de Observação dos Bombeiros será inaugurada nesta quarta (10) na Boca da Barra

SEGURANÇA NO MAR - Em local estratégico, o novo equipamento dos Guarda-Vidas dará suporte às atividades de salvamento no mar, além de ampliar a segurança dos banhistas que ali frequentam

Nesta quarta-feira (10), às 10 horas, acontece a inauguração da nova Torre de Observação dos Guarda-Vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo do 1° Pelotão de Guarda-Vidas de Itanhaém. Localizada na Boca da Barra, em local estratégico, o novo equipamento dará suporte às atividades de salvamento no mar, além de ampliar o bem-estar e segurança dos banhistas que ali frequentam.

Com uma estrutura de madeira com área de 16m² e altura 4m, o local será uma base fixa onde haverá, pelo menos, um Guarda-Vidas diariamente para pronto atendimento à população da cidade. O posto também armazenará diversos tipos de equipamentos e materiais de primeiros socorros. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Itanhaém nas licenças ambientais, autorizações de instalações e definição do local.

A Boca da Barra onde a base foi instalada é um ponto de extremo risco para o banho de mar, além de ser entrada e saída de embarcações que causam diversos tipos de acidentes, chegando em alguns casos a “virar” devido às condições do mar. O local também é muito frequentado por banhistas, principalmente na temporada, onde o fluxo de turistas aumenta em torno de 400%.

Com a nova base, os Guarda-Vidas terão um espaço adequado para realizar algumas atividades de rotina, como fazer uma refeição, ou até mesmo se abrigar de tempestades. sem a necessidade de locomoção. Consequentemente com a presença do profissional, também será reforçada a segurança em torno do local, minimizando os índices criminais.

A Torre de observação foi construída pelos próprios Bombeiros, seguindo uma vertente sustentável, visando o equilíbrio da consciência ambiental sem causar impacto ao meio ambiente e ainda preservando a vegetação de Jundú presente.  O projeto foi realizado pelos bombeiros e engenheiros civis Cabo PM Raul Zwarg e 1º Tenenten PM Vinicius Lins, sob o comando do Capitão PM Danilo Pisaneschi.