Publicado em: 09/05/2023 - Última modificação: 19/05/2023 - 07:40

Para desenvolver o turismo rural, Itanhaém inicia inventário turístico

PLANEJAMENTO - Devido ao seu grande potencial turístico, a cidade busca em suas raízes uma nova forma de fomentar o setor

Você sabia que Itanhaém tem maior parte de seu território localizado em área rural? Devido ao seu grande potencial turístico, a cidade busca em suas raízes uma nova forma de fomentar o setor que atrai desenvolvimento sustentável. Para isso, a Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura, vai iniciar um levantamento de dados que servirá como base para melhor desenvolver a atividade turística na área rural da cidade.

Com muita história para contar, tanto nos tempos áureos da banana na década de 50, quanto na retomada dos cultivos diversificados e orgânicos, através da agricultura familiar, a municipalidade ainda está localizada em meio a várias Unidades de Conservação, proporcionando um contato direto com a natureza.

A ação consiste em realizar visitas técnicas às propriedades rurais com a finalidade de relacionar fazendas, sítios e arrendamentos interessados em desenvolver o turismo rural associado ao ecoturismo e ao turismo de aventura, dentro da perspectiva do turismo de base comunitária.

As visitas serão agendadas e realizadas por um técnico da Secretaria de Turismo a fim de entender o potencial de cada localidade através do levantamento de informações gerais sobre comunidade, produção, histórico do local, atrativos naturais, infraestrutura, saneamento, hospedagem, gastronomia, bem como atrativos e estruturas de apoio ao turista no entorno.

“Os trabalhos de mapeamento desses pontos turísticos são fundamentais para que possamos ter em um futuro bem próximo, um produto interessante para ser explorado. Nossa ideia é oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas em meio à natureza. Além disso, essa modalidade também impulsiona a economia da cidade, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, explicou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelos telefones (13) 3426-7922 e 3427-4777 ou ainda pelo e-mail [email protected].