Publicado em: 10/05/2023 - Última modificação: 11/05/2023 - 11:51

Itanhaém realiza projeto de Compostagem com resíduos verdes descartados em Ecopontos

CONSCIENTIZAÇÃO - A compostagem é uma solução prática de destino útil aos resíduos que trazem benefícios ao meio ambiente e à saúde pública

Com o objetivo de reaproveitar e incentivar o descarte correto das sobras de materiais vegetais descartados nos Ecopontos, a Secretaria de Serviços e Urbanização em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está realizando o projeto piloto de Compostagem. A ação visa transformar os resíduos verdes que seriam destinados ao lixo, em adubo natural.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos. Um espaço dedicado ao descarte de entulhos de construção civil, materiais recicláveis, restos de poda de árvore e móveis sem utilidade. No projeto de Compostagem, serão reaproveitados todos os resíduos verdes como galhos, grama, plantas de jardinagem que são descartados no local por pequenos geradores, ou seja, moradores da cidade.

Após a coleta, estes materiais verdes serão encaminhados para a Área de Transbordo e Triagem Municipal (ATT), onde serão separados de possíveis outros tipos de materiais que possam estar misturados e, então, triturados virando material de compostagem, que posteriormente será usado na jardinagem e adubo de plantas dos prédios públicos em geral.

“A compostagem é uma solução prática de destino útil aos resíduos que trazem benefícios ao meio ambiente e à saúde pública. Vale ressaltar que todos os moradores de Itanhaém podem contribuir evitando o descarte dos resíduos verdes em ruas, valas ou beiras de linha do trem, mas sim em um dos Ecopontos disponíveis na Cidade”, explicou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva.

Confira onde encontrar os Ecopontos:

– VERDE MAR

Endereço: Avenida Marginal – Verde Mar (próximo a USF Loty).

Telefone: (13) 3424 3037

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e sábado, das 7 às 12 horas.

– SAVOY

Endereço: Rua Jaime Lino dos Santos (próximo ao Campo Unidos do Savoy).

Telefone: 3427 5368

– CIBRATEL II

Endereço: Rua Afanásio Petecof (próximo a E.M Maria da Penha Corre Sanches).

Telefone: 3425 1018

– GAIVOTA

Endereço: Avenida Flácides Ferreira (próximo ao USF Gaivota).

Telefone: 3429 1052

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 8 às 17 horas, e sábado, das 8 às 13 horas.

– ECOPONTO DE PNEUS

Endereço: Terminal Rodoviário – Avenida Harry Forssel, 1505 – Corumbá.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e 13 às 16 horas.