Serviços
acessibilidade



Publicado em: 10/05/2023 - Última modificação: 19/05/2023 - 07:41
[email protected]

Saúde pede à população que permita a entrada de agentes nas casas para o combate ao Aedes Aegypti

CONSCIENTIZAÇÃO - As visitas casa a casa com profissionais da saúde acontecem diariamente



Compartilhar:

Não é de hoje que os serviços de combate à dengue seguem constantemente na Cidade. As visitas casa a casa com os agentes de endemias acontecem diariamente, principalmente em regiões consideradas estratégicas e de potencial de acúmulo de criadouros do Aedes Aegypti.

O itinerário das visitas contempla residências de diferentes regiões do Município. “É importante que a população permita a entrada dos Agentes de Endemia em suas casas. Durante as visitas eles estarão com crachá e uniformizados, mas em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria de Saúde.  É durante a vistoria nas casas, que acontece a distribuição de materiais informativos para reforçar a conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, afirmou a secretária de Saúde, Guacira Barbi.

Neste começo de maio, os agentes de Combate às endemias estão realizando visita a imóveis no bairro do Loty (lado praia). Já os desinsetizadores estão dando continuidade à Nebulização no Oásis.

O maior índice larvário é em residências com moradores fixos, embora os imóveis de turistas também sejam criadouros do inseto. Em caso de denúncia, a Secretaria envia uma equipe até o local. Constatada a situação, será encaminhada uma notificação ao proprietário do imóvel e, caso haja descumprimento à solicitação, o dono do imóvel estará sujeito a multa, conforme determinada na Lei Nº 3.364.

É essencial colaborar fazendo a sua parte. Para que o combate ao mosquito seja efetivo, pequenos detalhes fazem a diferença.

COMO IDENTIFICAR OS AGENTES – Todos os agentes de endemias comparecem às vistorias nas residências devidamente identificados por crachás e uniformes. Caso necessite averiguar a veracidade do nome do funcionário, Registro de Cadastro (RC), e região de cobertura a qual o agente foi encaminhado, basta entrar em contato com o setor de Controle a Endemias pelo telefone 3422 1944, ou na Vigilância Sanitária 3426 -5105.

DICAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixe água da chuva acumulada sobre a laje; lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d’água; encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta; se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água, sabão pelo menos uma vez por semana; guarde garrafa sempre de cabeça para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada e não jogue lixo em terrenos baldios.