[email protected]
Itanhaém realiza Programação da Luta Antimanicomial nos dias 17 e 18 de maio
SAÚDE MENTAL - Os eventos são abertos ao público e celebram o dia da Luta Antimanicomial, movimento social dedicado ao cuidado de pessoas com transtornos mentais
Como forma de celebrar o dia da Luta Antimanicomial, movimento social dedicado ao cuidado de pessoas com transtornos mentais, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover nos dias 17 e 18 de maio a Programação da Luta Antimanicomial. Os eventos são abertos ao público e ocorrerão na Praça Narciso de Andrade, das 13 às 16 horas, e no Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, às 14 horas.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter
A programação se inicia na quarta (17), às 14 horas, no Gabinete de Leitura, com uma apresentação documentário sobre o cotidiano do CAPS pela ótica dos usuários e familiares.
Na quinta-feira (18), o evento começa às 13 horas, na Praça Narcísico de Andrade, com a caminhada da Saúde Mental. Às 14 horas, as pessoas presentes ao evento vão poder integrar uma roda de conversa sobre saúde mental. O encerramento será às 16 horas, com a dança circular.
Para o supervisor técnico do CAPS II, Carlos Eduardo Pedroso, o evento busca trazer a realidade do serviço, o modo que a Saúde Mental é abordada no CAPS e como é importante a sociedade acolher essas pessoas. “Esse evento é relevante, pois retoma o combate ao estigma histórico social que foi construído com as pessoas que têm sofrimento mental. A Luta Antimanicomial vem nos lembrar que a liberdade é o melhor remédio, que deve ser pensado em um projeto de vida para essas pessoas e não em apenas remédios. Temos inúmeras experiências, com a Reforma Psiquiátrica Brasileira, que é possível fazer isso e ser efetivo, transformando a vida das pessoas. Esse dia é emblemático para levarmos e dialogarmos com a sociedade essa questão”.
LUTA ANTIMANICOMIAL – Comemorada em 18 de maio, a Luta Antimanicomial é um movimento de luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais. O movimento é promotor da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que marcou o fechamento gradual de manicômios e hospícios, substituindo os hospitais psiquiátricos pela criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
CAPS – Itanhaém possui três unidades responsáveis pelo acolhimento de pessoas com transtornos mentais: o CAPS II, para adultos psicóticos e neuróticos graves do Município (localizado na Rua Egas Muniz Arruda Botelho, 225, Satélite) e o Programa Cuidar (situado na Rua Mário Gimenes, 300, Umuarama), que abrange os serviços do CAPS Infantojuvenil (dedicado a crianças e adolescentes com situação de violência e negligencia, autismo e transtorno mental) e do CAPS AD (que atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas).
Confira a Programação da Luta Antimanicomial 2023:
DIA 17/05 – quarta-feira
Local: Gabinete de Leitura José Rosendo, na Praça Carlos Botelho, 149 – Centro Histórico
14h – Apresentação documentário
DIA 18/05 – quinta-feira
Local: Praça Narciso de Andrade (Matriz) – Centro Histórico
13h – Caminhada da Saúde Mental
14h – Roda de conversa
16h – Encerramento com dança circular
Palavras-chave: luta antimanicomial, saúde, saúde mental
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
19/11/2024
Celebrando a Consciência Negra: uma jornada de Educação e Empoderamento nas Escolas Municipais -
19/11/2024
Itanhaém conquista Prêmio de Boas Práticas por evitar a transmissão vertical da Sífilis -
19/11/2024
ETEC de Itanhaém está com inscrições abertas para vestibulinho 2025 -
19/11/2024
Prefeitura inicia obras de drenagem e novo asfalto na Avenida João Batista Leal -
19/11/2024
Editais da Lei Paulo Gustavo e PNAB recebem mais de 300 inscrições