Serviços
acessibilidade



Publicado em: 11/05/2023 - Última modificação: 11/05/2023 - 15:52
[email protected]

Vote no Top Destinos Turísticos 2023 e demostre seu amor por Itanhaém

MELHORES DESTINOS - Neste ano, a cidade concorre nas categorias: Turismo Religioso, Turismo Náutico e Turismo Cultural. A votação acontece até 26 de maio



Compartilhar:

Na busca por ser reconhecida como um dos melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, Itanhaém concorre este ano, a três categorias no Prêmio Top Destinos Turísticos: Cultural, Náutico e Religioso. Este é um dos mais importantes e desejados Selo Internacional de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. A votação popular está aberta até o dia 26 de maio.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Para votar é rápido, basta acessar www.votetop.com.br, clicar em votar agora e escolher a opção preferida, seguida da cidade. A votação é realizada por meio do login pelo Facebook ou conta Google.

O ‘Top Destinos Turísticos’ é uma iniciativa conjunta da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a Skal Internacional (Associação Internacional de Profissionais de Viagens e Turismo).

Saiba um pouco mais sobre as categorias que Itanhaém concorre.

TURISMO NÁUTICO:  A Bacia Hidrográfica do rio Itanhaém tem 944 km2, a segunda maior do litoral paulista.  A extensa área natural preservada faz do município um dos primeiros colocados na lista de preservação da Mata Atlântica. São aproximadamente 2 mil km de rios, sendo mais de 180 navegáveis. Os principais rios são: Itanhaém, Rio Preto, Aguapeú e Rio Branco. Estes rios atraem visitantes de todo o Estado que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes e diversidade de fauna e flora. Passeios de barcos são frequentes. A maioria dos rios dessa bacia tem suas nascentes na região de planalto. Percorrem a escarpa formando corredeiras e lindas cachoeiras até atingir a planície costeira. Além de sua principal característica turística, os rios de Itanhaém são de Importância histórica e econômica, devido às embarcações turísticas e de pesca que saem e adentram diariamente o rio.

O município é conhecido como Amazônia Paulista. A cidade possui diversas marinas com embarcações que fazem passeios pelos rios, podendo fazer paradas também nas ilhas, como a Ilha do Bairro Acima onde possui píer para embarcações e os visitantes podem desfrutar de restaurantes, churrasqueiras, quadra de vôlei, campo de futebol e até piscinas, sendo um ótimo lugar de lazer.

Há também a praia fluvial da Boca da Barra, de rara beleza, é muito frequentada o ano inteiro. O local conta com diversas atrações de lazer como rede de vôlei, aluguel e Jet-Ski, stand ups, entre outros.

Outra potencialidade da cidade é o passeio para as Ilhas Marítimas, uma das quais, conhecida mundialmente como Ilha das Cobras, por causa das serpentes da espécie endêmica denominada Jararaca Ilhoa que povoam o lugar.  Esta incrível ilha é reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) faz parte de uma Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes. Tanto as ilhas marítimas como a laje são conhecidas como ótimos locais de mergulho pela excelente visibilidade. O local conta ainda com um atrativo extra que é o naufrágio de dois navios, formando um tipo de coral artificial que atraem animais dos mais diversos. 

CULTURAL:  Itanhaém é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil. Fundada em 22 de abril de 1532 por Martim Afonso de Souza, tem em seus prédios históricos, o testemunho da época da colonização do litoral paulista.

O Centro Histórico é o conjunto de prédios coloniais do século XVI que outrora formavam a “paliçada”, entre as praças Narciso de Andrade e Carlos Botelho, composto pelo Convento Nossa Senhora da Conceição, localizado no alto do morro do Itaguaçu, no Centro da Cidade, teve sua origem de uma pequena ermida de barro. Sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639 sendo o registro vivo de um período da história do País.  O Convento é a mais antiga construção do município, bem como a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Monumento tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônico Nacional) em 1942 e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1975; 

A Igreja Matriz de Sant’Anna, foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Outra curiosidade é sua parede externa lateral, construída com areia da praia, argila, conchinhas trituradas e óleo de baleia.

Casa de Câmara e Cadeia e Museu Conceição de Itanhaém  Durante o período em que Itanhaém foi “Cabeça de Capitania” (1624 a 1819) o prédio já é descrito pelos historiadores; supõe-se que sua construção tenha se dado em 1561, quando da elevação à categoria de Vila, pois os prédios obrigatórios para que isso ocorresse eram a igreja, um pelourinho ou forca e a casa de câmara e cadeia. Em seu interior podem ser encontradas duas portas das celas e as quatro grades das janelas que ainda são originais do prédio e que vieram de Portugal. Em 1829 a Casa de Câmara e Cadeia sofreu uma reforma onde foi agregada ao andar superior do prédio a primeira Câmara Municipal do Brasil, que funcionou ativa até 1964. Atualmente abriga o Museu, expondo diversos documentos, fotos e demais registros contando o caminho de uma das cidades que faz parte da formação cultural e histórica do Brasil. Destaque para a carta de batismo do Padre José de Anchieta e o livro “Vila de Itanhaém”, escrito por Benedicto Calixto.

Casario Colonial e Beco de Sant’Anna e o Largo São Francisco, atual Praça Carlos Botelho. Ainda podemos citar no Centro Histórico a Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi e o Gabinete de Leitura José Rosendo. Personagens importantes também se fazem presentes, como seu filho mais ilustre Benedicto Calixto de Jesus, pintor acadêmico e historiador. Na história da cidade, vários outros pintores, artistas e escritores residiram ou frequentaram Itanhaém, registrando em obras de arte a grande beleza natural e riqueza cultural do seu povo, que mantém viva a séculos festas tradicionais como a Festa do Divino Espírito Santo, a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e o Reisado Caiçara.

RELIGIOSO: Em Itanhaém oTurismo religioso ajuda a contar a história da segunda cidade mais antiga do País. A cidade é rodeada por monumentos religiosos que encantam a munícipes e turistas. O Centro Histórico é o conjunto de prédios coloniais e religiosos do século XVI, composto pelo Convento Nossa Senhora da Conceição e Igreja Matriz de Sant’Anna com importantes exemplares da arte sacra paulista.

Mas o turismo religioso na cidade vai muito além das edificações. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é destino certo de muitos visitantes que querem ter um momento tranquilo e fé. Em algumas datas, são realizadas no local, missas campais onde centenas de fiéis se reúnem no gramado central.  A Gruta fica localizada entre a Praia do Cibratel e do Sonho e é aberta ao público.

Construída na década de 60, em dedicação a Nossa Senhora de Lourdes, devido à graça que uma antiga moradora alcançou, conta com imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete de Soubirous. Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernadete. 

A Santa Bernadete de Soubirous nasceu em 7 de janeiro de 1844 na França. Aos 10 anos, a família muda-se para a cidade de Lourdes. Desde pequena, Bernadete teve a saúde debilitada devido à extrema pobreza de sua habitação e em Lourdes, no dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete viu pela primeira vez a aparição de Nossa Senhora numa gruta denominada “Massabielle”. Após algumas aparições, Nossa Senhora de Lourdes pediu que a jovem Bernadette tomasse a água de um pequeno fio de água perto de uma caverna. Uma multidão de devotos e curiosos, viram Bernadette cavar o solo com seus dedos, e daquela poça de lama começou a jorrar, pela graça de Nossa Senhora, uma fonte de águas milagrosas. Conta-se que, ainda em vida, Bernadette realizou milagres. Passados quase 150 anos da morte, seu corpo está perfeitamente intacto, ainda com sangue líquido nas veias, e pode ser visto na Capela do Convento de Nevers, repousando numa urna de cristal. 

Em Itanhaém uma das mais importantes figuras religiosas é “Apóstolo do Brasil”, fundador da cidade de São Paulo, evangelizador, professor, poeta e agora santificado pelo Papa Bento XVI, Padre José de Anchieta, recentemente nomeado segundo padroeiro da Cidade, tendo inclusive um feriado municipal em sua homenagem, no dia 9 de junho.

Muitos monumentos e homenagens ao santo estão presentes por todo o Município, como o Monumento a José de Anchieta, muito visitado por turistas e peregrinos e o Painel de Anchieta, localizado no alto do Morro Paranambuco, onde foi produzido com pastilhas de vidro, no reservatório d’água, imagens que contam e eternizam a história de José de Anchieta em Itanhaém.

Outro ponto de destaque é o Pocinho do Anchieta, grande círculo de pedras formado pelos índios sob orientação do Beato José de Anchieta, de forma a aprisionar os peixes na época do inverno e na maré seca, tornando mais fácil a captura. Local de rara beleza ao pé do morro do Paranambuco. Mas as principais homenagens ao santo são a Passarela e Cama de Anchieta.

A Passarela foi construída por meio de Convênio com a Fundação Pró Beatificação de José de Anchieta, das Ilhas Canárias. Inicia na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e segue por cima das rochas por 220 metros, até a Cama de Anchieta, formação rochosa que Anchieta usava para meditar, criar poemas e orar à Virgem da Conceição. Em seu percurso é contada as principais partes da história do Padre e Santo. Há vários roteiros religiosos criados em sua homenagem, como
Roteiro Caminhos de Anchieta Roteiro Intermunicipal Caminhos de Anchieta.

Dia 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Itanhaém. A santa é venerada desde a fundação da Vila, em 1532 e esta devoção segue forte até os dias atuais. A Festa da padroeira de Itanhaém tem missas, novena, quermesse, apresentações culturais, peregrinação e procissão, o que atrai fiéis de diferentes regiões.
A povoação juntamente com Martin Afonso, ergueu uma ermida de barro no monte, onde atualmente encontra-se o convento Nossa Senhora da Conceição. Segundo alguns historiadores, foi a primeira erguida do País. A cidade ainda tem tradição em duas festas religiosas: Festa do Divino trazida de Portugal pelos colonizadores que se instalaram na então Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Ao relembrar essa abdicação da Coroa Portuguesa em favor do DIVINO ESPÍRITO SANTO, essa tradição é revivida em Itanhaém há mais de 300 anos e envolve muitos simbolismos e sentimentos: a Folia do Divino com a chegada das Bandeiras preparando os lares e os abençoando, a Erguida do Mastro liderada pelo Capitão do Mastro, dando início marcante da fé caiçara de outrora e de agora, a Abertura do Império com a presença do Imperador e da Imperatriz, a Descida do Mastro, além de procissões e missas e o Reisado de Itanhaém – de origem portuguesa, ligado ao início da Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Um grupo de instrumentistas e cantores sai às madrugadas visitando as casas que fazem parte do roteiro, cantando melodias que anunciam o nascimento de Jesus. No momento que o proprietário abre a porta, os três reis se apresentam e ofertam o “incenso, ouro e mirra”. Sempre levam a frente do cortejo, a bandeira do divino que se faz passar a mão de quem os recebeu para abençoar o lar. Normalmente são recebidos com prendas ou lanches especiais e cantam em versos a Oração do Reisado.