Publicado em: 18/05/2023 - Última modificação: 31/05/2023 - 15:44

Semana Municipal do Brincar acontece entre 22 e 27 de maio

- VAMOS BRINCAR?

A ideia da programação é estimular e valorizar as brincadeiras para que crianças desenvolvam uma infância saudável. Confira abaixo a programação completa.

Com o intuito de estimular e valorizar as brincadeiras para que crianças desenvolvam uma infância saudável, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes preparou uma programação especial para a Semana Municipal do Brincar, que este ano tem como tema “A Natureza no Brincar”. As atividades acontecem de 22 a 27 de maio.

Em sua 9ª edição, a Semana Municipal do Brincar que acontece desde 2015, tem como proposta, conscientizar docentes, pais e sociedade civil sobre a importância de naturalizar a infância com as tradições de brincadeiras ao ar livre, cantigas, jogos, artes e pesquisas com elementos da natureza.

Neste ano, a programação contará com oficinas, palestras, além de diferentes e lúdicas atividades nas escolas (confira a programação completa neste link). O encerramento acontece no dia 27 de maio, com a Arena Brincar, que será montada na Boca da Barra, localizada na Praça 22 de Abril. Das 13h30 às 17 horas, o local contará com diversas atividades para crianças e também toda família.

Durante o evento, estão previstas diferentes oficinas como: confecção de brinquedos (catavento, balangandã), arte com a natureza, pintura com tintas de extratos naturais, pintura de rosto, rua do lazer, ateliê vivo, entre outras. O Centro de Educação Ambiental (CEA) promoverá a oficina “Árvore dos Sonhos”, que contará com a participação de crianças e adultos.

Para encerrar, o Instituto Gremar trará o espetáculo circense “Sobre as ondas” da companhia Trupe do Mar, que irá celebrar o dia da Mata Atlântica. A ação acontece por meio da parceria entre as Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Educação, Cultura e Esportes. Na oportunidade, a Trupe do Mar através da linguagem cênica, exposição de fotos e peças do acervo biológico, irá comunicar ao público sobre as nossas ações e consequências, provocando reflexão sobre o que podemos fazer para um convívio mais harmônico e sustentável com a natureza.

Posto de Vacinação – Ainda durante o evento “Arena do Brincar”, haverá um Posto de Vacinação da Equipe de Vigilância Epidemiológica para atualização de carteiras de vacinação com objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município.

Confira a programação completa: