Publicado em: 26/05/2023 - Última modificação: 02/06/2023 - 11:34

Cursos da carreta Via Rápida estão sendo ministrados em Itanhaém

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão em andamento os cursos de Açougue – Manipulação de Carnes, Cortes Nobres e Acondicionamento e Panificação

Numa parceria entre a Prefeitura de Itanhaém, por meio do Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME) e o Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo, Itanhaém está em andamento com os cursos de qualificação profissional: Açougue – Manipulação de Carnes, Cortes Nobres e Acondicionamento e Panificação. As aulas estão sendo ministradas na Carreta Via Rápida, localizada na Praça Benedito Calixto, no Centro.

Entre os conteúdos do curso de Açougue, os alunos aprendem a manipular as carnes, cortes nobres e acondicionamento correto. Já os de Panificação serão treinados para trabalhar em panificadoras, supermercados, docerias, ou ainda, gerir o seu próprio negócio. Todos recebem material didático, bolsa-auxílio de R$210, além de certificado com a chancela do Governo do Estado ao final do aprendizado. Foram disponibilizadas 45 vagas para cada opção de curso.

Suzana Aparecida, de 38 anos, está cursando Panificação em busca de uma melhor qualificação: “Eu já tinha feito o curso em 2019 e acabei gostando muito da área de confeitaria, então é sempre bom se aprimorar no que fazemos. Essa é uma ótima oportunidade que não dá pra deixar passar”, disse.

Luiza de Jesus Silva, de 74 anos, trabalha na área de gastronomia e busca no curso de Açougue o jeito ideal de preparar os alimentos: “Eu trabalho com carnes então é interessante conhecer como ela é cortada, qual o procedimento e como trabalham os açougueiros. É muito importante passarmos a conhecer os cortes e a forma de como colocar a carne no mercado”, afirmou.

“A realização dos cursos em parceria com o Governo do Estado tem como prioridade a qualificação profissional, pois facilitam a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Com isso geramos novas oportunidades de emprego e renda às famílias”, enfatizou o secretário de Governo e Relações do Trabalho, Eliseu Braga Chagas.