Publicado em: 30/05/2023 - Última modificação: 09/06/2023 - 09:46

Combate à poluição plástica é o tema da Semana do Meio Ambiente de Itanhaém

ATIVIDADES - Os eventos compreendem ações de mutirão de limpeza, rodas de conversa, palestras e capacitações. Confira abaixo a programação completa

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de Junho, a Prefeitura de Itanhaém traz como tema “Combate à Poluição Plástica”. O objetivo da Semana do Meio Ambiente é conscientizar a população sobre a importância de se buscar soluções para a redução da poluição por plástico, aliando-se à campanha mundial promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

LINK DE INSCRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES ABERTAS

A programação foi elaborada pelo Departamento de Meio Ambiente, entre os dias 1 e 8 de junho, e a Cidade receberá uma série de atividades. Os eventos compreendem de ações de mutirão de limpeza, rodas de conversa sobre pesquisa e educação ambiental, palestras sobre segurança alimentar, capacitações sobre fauna silvestre e biodiversidade, além de uma campanha de conscientização sobre os impactos do plástico.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira (1°), o Projeto Praia Viva – Oceano Limpo realizará ação de limpeza de rios e mangues e ação de educação ambiental na EE Jon Teodoresco. Além disso, o Departamento de Meio Ambiente realizará o lançamento oficial da Campanha “Desafio do Plástico”, em que diversas entidades e órgãos públicos abrirão suas portas para funcionarem como pontos de arrecadação de plástico descartável, que será destinado à Cooperativa Coopersol Reciclando.

Na sexta (2), acontece o “Ciência em Prosa”, um encontro da comunidade científica, organizações públicas e civil que atuam na área da pesquisa e munícipes para falar sobre o histórico e perspectivas do Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, que sediará o evento, a partir das 9 horas. Um pouco antes, às 08h30, estará montado o Drive-Thru de Recicláveis na Feira do Agricultor, no Banco de Alimentos, com a equipe do Projeto Praia Viva. Para finalizar o dia, às 16 horas, a EE Silvia Pollastrini, no Belas Artes, recebe a 8ª edição do Café com Meio Ambiente, organizado pelo Centro de Educação Ambiental.

Na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado o Mutirão de Limpeza de Praia, no Loty, com o Grupo Vida da Terceira Idade e voluntários. A atividade começa a partir das 08h30.

Na terça (6), os servidores do Departamento de Meio Ambiente participarão de uma capacitação interna com a Fundação Florestal, além de uma visita monitorada na Cachoeira Três Quedas. No mesmo dia, às 15 horas, acontece a palestra “Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável na Redução do Plástico”, ministrada pelo Departamento de Agricultura e a equipe do Espaço ODS, na sede do Projeto Praia Viva, no Ivoty.

No dia 7 (quarta-feira), véspera de feriado, o Centro de Educação Ambiental recebe os alunos do curso de meio ambiente da ETEC para uma visita monitorada, enquanto a equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente participará de uma capacitação de manejo e resgate de fauna silvestre, ministrada pelo Instituto Gremar. Às 15h30, na sede do Projeto Praia Viva, acontece a cerimônia de encerramento do Desafio do Plástico, com a entrega do material recolhido pelas organizações à Cooperativa Coopersol e uma roda de conversa sobre a ação.

Para fechar o dia, a partir das 17 horas, na Praça Ernesto Zwarg, no Centro (Ladeira), acontece a 2ª edição do Sarau Ambiental de Outono “As Quatro Estações”, com muita música, poesia e arte.

Encerrando a programação, no dia 08 (quinta-feira), a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente divulgará os Dados Ambientais 2023 (ano base 2022) do Município com diversas informações técnicas sobre a gestão ambiental municipal.

IMPACTO – Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares. (ONU)

Acompanhe a programação completa:

Dia 1º (quinta-feira) – ações internas

9 h – Projeto Praia Viva – Oceano Limpo: Ação de Limpeza de Rios e Mangues (ação interna)

10h – Lançamento do “Desafio do Plástico” – Etapa Terceiro Setor (ação virtual)

16h – Projeto Praia Viva – EE Jon Teodoresco (ação interna)

Dia 2 (sexta-feira) – ações abertas ao público

8h30 – Drive-Trhu de Recicláveis, no Banco de Alimentos

9h – “Ciência em Prosa” – Histórico e Perspectivas do CPERio Itanhaém

16h – “Café com Meio Ambiente”, na EE Silvia Jorge Pollastrini, no Belas Artes

Dia 5 (segunda-feira) – ações abertas ao público

8h30 – Mutirão de Limpeza de Praia no Loty com o Grupo Vida Loty