Publicado em: 30/05/2023 - Última modificação: 30/05/2023 - 16:53

Itanhaém promove Dia do Desafio nesta quarta-feira (31)

ESPORTES - O Dia do Desafio acontece nesta quarta (31) e a Prefeitura preparou uma programação especial para celebrar a data na Praça Narciso de Andrade, das 9 às 13 horas

Dia 31 de maio é o Dia do Desafio, uma campanha de incentivo a pratica de esportes e atividades físicas. E pensando na data, a Prefeitura de Itanhaém irá promover uma programação voltada a prática de atividades esportivas na Praça Narciso de Andrade, das 9 às 13 horas, no Centro Histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O evento contará com diversas atividades espalhadas pelo local, como Gol caixote, Badminton, Futmesa, Dama, Xadrez, Basquete, Alongamento, Funcional e Vôlei Adaptado. Os responsáveis serão os professores Dida, Paulo e Mancha, do Departamento de Esportes.

O Dia do Desafio vai continuar nas escolas. Em todas as unidades de ensino da Rede Municipal os alunos irão se exercitar por cerca de 15 minutos. Além das escolas, também haverá programação referente ao Dia do Desafio nos núcleos esportivos espalhados pela Cidade.

“O Dia do Desafio é importante na conscientização das pessoas com relação ao hábito de atividade física no cotidiano. Sabemos os benefícios da atividade física na prevenção de doenças e promoção da saúde, e o Dia do Desafio é uma campanha para as pessoas levarem a atividade física para o resto da vida, não somente para o dia 31”, explicou Fabinho Nascimento, Secretário Adjunto de Educação, Cultura e Esportes.

CAPACITAÇÃO – A fim de treinar os professores para o Dia do Desafio, a Prefeitura organizou na quinta (25), na Escola Municipal Noêmia Salles Padovan, uma capacitação com Técnicos Desportivos e Professores de Educação Física da rede Estadual e Privada, focada na Contextualização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o Tema Atividades Físicas e Esportivas para Crianças, Jovens e Adultos no TEA.

DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio foi criado no município de Saskatoon, no Canadá, na década de 1980. O objetivo inicial era motivar os moradores a caminhar pela cidade para se aquecerem do forte frio que fazia na época.

Aos poucos a ideia se espalhou pelo mundo até ser assumida pela Associação Internacional de Esportes Para Todos (TAFISA). No Brasil, o Dia do Desafio é realizado desde 1995 e o objetivo é quebrar a rotina sedentária e incentivar a população a praticar atividades físicas por pelo menos 15 minutos.

Palavras-chave: , ,