Publicado em: 31/05/2023 - Última modificação: 14/06/2023 - 11:42

Novos membros do Conselho de Cultura reúnem-se para apresentar diretrizes de trabalho

CULTURA - O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e poder público

Nesta terça-feira (31), os novos membros do Conselho de Política Cultural de Itanhaém (CMPCI), formado por representantes da sociedade civil e poder público que foram empossados em abril, estiveram em reunião no Paço Municipal apresentando um resumo das realizações, ações e metas a serem atingidas nos próximos anos. A iniciativa contou ainda com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marcia Galdino, do secretário de Governo e Relações do Trabalho, Eliseu Braga Chagas, e do diretor de Cultura Tony Sheen.

Durante o encontro, o presidente eleito do Conselho, Carlos Bernardino Filho reforçou a importância do papel do CMPCI. “O presente Conselho de Cultura representa como nunca a diversidade cultural, etária, racial, de orientação sexual e religiosa de nosso município. União é a palavra que define este grupo, onde Poder Público e Sociedade Civil se unem com o objetivo de fomentar a cultura e levá-la a todas as pessoas de nosso município”, afirmou.

O Conselho é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica do Departamento de Cultura.

Compete ao CMPCI propor e aprovar as diretrizes gerais do Plano Municipal de Cultura e acompanhar e avaliar a sua execução; definir parâmetros gerais para aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, acompanhar e fiscalizar a sua aplicação; promover cooperação com os movimentos sociais, organizações não governamentais e o setor empresarial; incentivar a participação democrática na gestão das políticas e dos investimentos públicos na área cultural; entre outras funções.

O CMPCI terá, para o biênio 2023/2025, a seguinte composição:

Representantes da Sociedade Civil:

Segmento de Patrimônio natural, cultural material e imaterial:
Titular: Andrea Holtz Terovydes. Suplente:  Marcos Júlio Sergl ambos da Irmandade N.S.Conceição de Itanhaém

Segmento de Expressões Culturais – culturas e manifestações populares, indígenas e afro-brasileiras:
Titular: Elói Conceição Marques, da APRODIVINO.  Suplente: Edson Maurício da Silva, do Centro Cultural de Matriz Africana Ile Ase OyaGuere Oba Baayonni.

Segmento de Artesanato e Serviços Criativos:
Titular: Inez Aguiar Tobias, da ACAI (vice-presidente). Suplente: Maria Bernadete da Silva, da Associação Crescer e Viver em Itanhaém.

Segmento de Artes de Espetáculo, Dança, Música, Circo e Teatro:
Titular: Ana Cláudia Lima Bianchine, da Associação de Dança de Itanhaém (ADI). Suplente: Paulo Rogério de Moraes, do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Beija Flor do Rio Preto.

Segmento de Audiovisual e Mídias Interativas:
Titular: Athus Rivas. Suplente: Rodrigo Garcia Manoel, ambos da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.

Segmento de Literatura:
Titular: Joana Maria Soares Merlin Scholtes. Suplente: Rosa Maria de Moraes, ambas da Academia Itanhaense de Letras.

Segmento de Artes Visuais, Pintura, Grafite, Escultura, Desenho e Fotografia:
Titular: Margareth Lourdes de Barros. Suplente: Sheyla Fernanda de Carvalho Ferrante, ambas da Associação Nordestina e Nortista de Itanhaém.

Representantes do Poder Público:

Departamento de Cultura:
Titulares Carlos Bernardino Filho (presidente) e André Luis Onishi e suplentes Daniela Stein viola Alves de Lima e Rodrigo Dias Ferreira Prado.

Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano:
Titular: Margareth PatellaTraversi. Suplente :Fábio de Almeida Nóbrega

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes:
Titular:Mylene de Almeida. Suplente: André da Costa Lopes

Secretaria do Governo Municipal:
Titular: Caique de Souza Alves. Suplente: Endrigo Leone Santos

Secretaria de Turismo:
Titular: Marcus Vinicius de Souza Ferreira. Suplente: Aldo Martins Ribeiro

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente:
Titular: Teresa Simone Faya. Suplente: Roseli Raunaimer