Publicado em: 05/06/2023 - Última modificação: 05/06/2023 - 16:46

SAMU de Itanhaém promove treinamento para profissionais da Saúde

SAÚDE - O treinamento tem como objetivo treinar os profissionais em casos de parada cardiorrespiratória, além de orientá-los para reconhecimento de sinais e sintomas do AVC

O SAMU de Itanhaém promoveu, na última sexta-feira (2), um treinamento de suporte básico e avançado para os profissionais da Rede Básica e Especializada do Município com o objetivo de prepara-los para lidar com situações de emergência. A capacitação ocorreu na base do SAMU e foi divida em duas etapas. Pela manhã foi ensinada a parte teórica e a tarde os profissionais aprenderam com atividades práticas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A capacitação abordou diversos temas como Suporte Básico e Avançado de Vida, Princípios dos Primeiros Socorros, Cadeia de Sobrevivência, Acionamento de funcionamento do SAMU, Funcionamento da CRU, Atuação dos Profissionais de Saúde em ambiente extra hospitalar, Primeiros Socorros para Profissionais do Serviço de Saúde, Omissão de Socorro, Negligência, Imperícia e Imprudência, Obstrução de Vias Aéreas Por Corpos Estranhos (OVACE), Emergências Clinicas (Hiperglicemia e convulsão), Emergência Cardiovascular (HAS, IAM e AVC) e Fluxo de AVC Municipal.

O treinamento foi dado por Michelle Wenter, enfermeira do núcleo de educação permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e participaram médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da Rede.

O objetivo geral da capacitação é preparar os profissionais de Saúde das Redes Básica e Especializada a lidar com possíveis situações de emergência e treiná-los para atuação em casos de Parada Cardiorrespiratória, além de orientá-los para reconhecimento de sinais e sintomas do AVC.

“O treinamento é muito importante para que os serviços da Rede de Saúde se conversem, que unifique protocolos e que qualifique assistência para o melhor atendimento da população”, afirmou Michelle Wenter.

TREINAMENTO – Foram capacitados cerca de 20 profissionais no primeiro treinamento, mas a capacitação vai ocorrer até dia 30 de junho (com exceção do dia 9, por ser feriado municipal) com outras turmas, sempre as sextas, das 8 às 17 horas. Os profissionais de saúde que participaram da capacitação vão receber um certificado de 20 horas.

Palavras-chave: , ,