Publicado em: 06/06/2023 - Última modificação: 20/06/2023 - 10:44

Em junho, Gabinete de Leitura recebe mostra nacional de cinema

PONTOS MIS - As sessões acontecem no Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro

Para mais informações, entrar em contato pelo número (13) 3421-1700, ramal 245

Neste mês de junho, o programa Pontos MIS apresenta a mostra “Cinema Nacional”, com as produções “Se Deus vier que venha armado”, “Quando eu era vivo”, “Além do homem” e “Reflexões de um liquidificador”. As sessões são gratuitas e acontecem no Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Para mais informações, entrar em contato pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

“Se Deus vier que venha armado” apresenta três histórias que se cruzam em uma narrativa que, parafraseando o diretor Luis Dantas, reflete a situação de insegurança e violência de uma metrópole como São Paulo.

“Quando eu era vivo” é uma adaptação do livro “A arte de produzir efeito sem causa”, de Lourenço Mutarelli, e trata-se de uma história de suspense sobrenatural, mas que, nas palavras do ator Antônio Fagundes, é também “assustador pela relação familiar que ele propõe”, sendo “uma análise de uma relação conturbada”.

“Além do homem” surgiu, segundo o diretor Willy Biondani, da ideia utópica da busca da felicidade. A história, com requintes fantásticos, trata de temas como racionalidade, ceticismo, afetividade e identidade.

E para descontrair um pouco, “Reflexões de um liquidificador” é uma fabula moderna que, na definição do diretor André Klotzel, “tem um certo humor misturado com fantasia”.

O PROGRAMA — O Pontos Mis é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de SP, com o objetivo de percorrer diferentes municípios do estado com uma programação repleta de atividades culturais na linguagem audiovisual.

Confira abaixo as datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

SE DEUS VIER QUE VENHA ARMADO

Dia 14/06, quarta-feira, às 9h45

Direção: Luis Dantas.

Classificação: 16 anos.

País de produção: Brasil.

Tempo de duração: 90 minutos.

Ano: 2015.

Sinopse: Após ser liberado temporariamente da prisão, um presidiário tem 72 horas para visitar o seu irmão, encontrar um amigo de infância e encontrar uma mulher. Entretanto, ele também tem uma missão a cumprir para os chefes do crime organizado, como parte de uma onda de ataques do PCC no estado de São Paulo.

QUANDO EU ERA VIVO

Dia 16/06, sexta-feira, às 18h

Direção: Marco Dutra

Classificação etária: 12 anos.

País de produção: Brasil.

Tempo de duração: 108 min.

Ano: 2014

Sinopse: Júnior volta a morar com a família depois de perder o emprego e se separar de sua esposa. Na casa que um dia já fora seu lar, ele se sente um estranho, remoendo as frustrações pessoais e sonhando com Bruna, uma jovem inquilina. Após achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior busca saber tudo sobre a história da família e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, confundindo delírio e realidade.

ALÉM DO HOMEM

Dia 21/06, quarta-feira, às 9h45

Direção: Willy Biondani.

Classificação etária: 14 anos.

Países de produção: Brasil e França.

Tempo de duração: 91 minutos.

Ano: 2018.

Sinopse: Alberto Luppo é um escritor brasileiro que mora em Paris há muito tempo. Quando um renomado antropólogo francês desaparece em Minas Gerais, ele retorna para sua cidade natal a fim de investigar o sumiço do amigo, entrando, assim, em um Brasil alegórico e misterioso que nunca antes tinha sonhado.

REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR

Dia 23/06, sexta-feira, às 18h

Direção: André Klotzel.

Classificação: 16 anos.

País de produção: Brasil.

Tempo de duração: 80 minutos.

Ano: 2010.

Sinopse: Elvira é uma dona de casa que passa por um momento difícil em sua vida: Seu marido Onofre desapareceu e ela decide ir à polícia prestar queixa. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador do casal, que ganhou vida depois de um conserto.