Publicado em: 14/06/2023 - Última modificação: 14/06/2023 - 14:43

Alunos da rede municipal visitam aldeia para conhecer cultura Guarani

CONHECIMENTO - A arte indígena está inserida no conjunto de habilidades do Currículo Educaita.

Como parte da matriz curricular de Arte de Itanhaém e o planejamento anual, duas turmas de alunos da EM Harry Forssell realizaram uma visita a aldeia M’bya Guarani Nhanderekoa, no Jardim Coronel, sob supervisão da professora Maraisa Siqueira Casemiro dos Santos, nos dias 2 e 7 de junho. A arte indígena está inserida no conjunto de habilidades do Currículo Educaita, com o objetivo de aproximar os alunos com a arte e cultura indígena local.

A visita foi mediada por Silvio Karaí Tukumbó, liderança do território, o qual recebeu os alunos para uma roda de conversa ao redor de uma fogueira, contando a história do povo M’bya Guarani e da reocupação do território desde o início do ano de 2022. Posteriormente, o cacique os conduziu a opy (casa de reza), onde tocaram instrumentos, cantaram e apresentaram a dança do Xondaro aos alunos.

Com cerca de 17 famílias, sendo em torno de 50 pessoas entre elas idosos, jovens e crianças, a comunidade realiza ações e eventos como forma de arrecadar alimentos para o sustento das famílias e outros recursos para a manutenção do espaço. Para quem deseja contribuir e/ou realizar doações à aldeia, o contato de Silvio é (13) 98122 1677.

Palavras-chave: , ,