Publicado em: 15/06/2023 - Última modificação: 22/06/2023 - 13:36

Prefeitura recebe reunião do Conselho Regional de Segurança Alimentar

ENCONTRO - O objetivo é se organizar para as Conferências Municipais que vão ocorrer no dia 31 de julho

A Prefeitura de Itanhaém recebeu, nesta quarta-feira (14), uma reunião do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) com o objetivo de se organizar para as Conferências Municipais que vão ocorrer no dia 31 de julho.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A reunião contou com a presença da Vice-Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA), Benedita Aparecida Marqueti, e de representantes do setor de Agricultura do Governo do Estado, que discutiram uma forma de regionalizar a Segurança Alimentar.

De acordo com Josiane Silva, assistente social do Banco de Alimentos de Itanhaém, a tentativa de trabalhar a questão da Segurança Alimentar  de forma regionalizada foi motivo de discussão porque nem todos os municípios da região contam com um Banco de Alimentos.

A questão da Insegurança Alimentar também foi tratada na reunião. “A instabilidade econômica colaborou para que as famílias ficassem sem trabalho, sem acesso ao alimento e sabemos que o alimento é a primeira necessidade humana, então estamos aqui reunidos para encontrar uma forma regional de trabalhar a questão da insegurança alimentar”, explicou Josiane.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL – As Conferências Municipais acontecem no dia 31 de julho, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade” e terão três eixos de discussão: Determinantes estruturais e Macrodesafios para a soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; e Democracia e Participação Social.

Desses eixos, serão enviadas cinco propostas para serem discutidas na Conferência Regional, que ocorre entre os dias 18 a 31 de agosto.

Palavras-chave: , ,