Publicado em: 06/07/2023 - Última modificação: 02/08/2023 - 18:36

Itanhaém iniciou plano de acolhimento às pessoas em situação de rua

INVERNO - A acolhida acontece no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop, com ações que incluem jantar, banho, cama para dormir e café da manhã

Com o propósito de acolher as pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas e suprir suas necessidades imediatas, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou neste mês de julho, um plano de acolhimento emergencial temporário. A acolhida acontece no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop, com ações que incluem jantar, banho, cama para dormir e café da manhã.

A ação é voluntária e não compulsória, já que cada pessoa pode escolher se quer ou não passar a noite no Centro Pop. “No local temos 20 leitos e mais 10 extras, além de cozinheira que prepara alimentos frescos todos os dias. Sabemos que por causa dos vícios de álcool e drogas muitos não querem ficar mais tempo com a gente. De qualquer forma estamos aqui de portas abertas para o acolhimento, inclusive dos animais de estimação”, explicou a coordenadora do Centro Pop, Maria Janete Andrade, mais conhecida como Mari.

Neste período de inverno, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social conta com uma equipe extra de abordagem que vai para as ruas no período das 18 às 22 horas, todos os dias. Os moradores que não querem ir para o Centro Pop recebem saco de dormir e cobertor que foram doados pelo Fundo Social de Solidariedade.

“Todo o nosso trabalho tem o foco na dignidade e acolhimento. Os novos moradores de rua que aparecem na cidade são identificados, passam por entrevista, checamos as condições de saúde e caso desejem, tentamos encaminhá-los de volta para sua cidade de origem e suas famílias”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Hugo Di Lallo.

O Centro Pop faz cerca de 20 atendimentos, na parte da manhã, além de receber 40 pessoas no almoço, por dia. O local também oferece troca de roupas, kits de higiene pessoal e ração para os cães.

Atualmente são cerca de 100 moradores em situação de rua em Itanhaém, sendo 60% da Cidade e o restante de outros municípios.

DOAÇÕES – Na busca de apoio para suas ações, o Centro Pop de Itanhaém está realizando uma campanha de arrecadação junto ao comércio, entidades e sociedade civil.

Quem puder colaborar pode fazer doações de alimentos, roupas masculinas e femininas, lençóis e toalhas de banho, kits de higiene pessoal (sabonetes e pastas de dente). As doações podem ser feitas no próprio Centro Pop, localizado na Rua Vitor Meireles, 51, no bairro Belas Artes. Mais informações pelo telefone (13) 3427 – 5390.