Publicado em: 11/07/2023 - Última modificação: 17/07/2023 - 15:20

Educação cria Podcast para divulgar projetos e práticas na Rede Municipal

EDUCAÇÃO - O Podcast pode ser visto semanalmente, toda terça e quinta-feira, ao vivo pelo Youtube. A temática do mês de junho foi Meio Ambiente

Com o objetivo de divulgar as boas práticas realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Itanhaém criou em junho deste ano o EDUCAITA CAST, um Podcast semanal, apresentado por Luana Bertolotti e Rosemar Almeida, que acontece todas as terças e quintas-feira, no período das 9h30 às 12 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube, exceto feriados e férias escolares.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Todo mês o Podcast prioriza uma temática para convidar os entrevistados. A escolha do tema é feita após um conselho de avaliação, em que os assessores pontuam escolas com projetos e profissionais que fazem trabalhos de sucesso. O EDUCAITA CAST entrevista professores, alunos e funcionários das escolas escolhidas.

“A criação do Podcast foi motivada para dar oportunidades aos profissionais e alunos da nossa Rede Municipal de Ensino de divulgarem as boas práticas educacionais que estão sendo desenvolvidas. Temos muitos projetos e ações bem sucedidas, mas ficavam reduzidas dentro das escolas, agora com o Podcast, a rede municipal pode saber tudo o que está acontecendo nas 42 escolas municipais”, pontuou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

A temática do mês de junho foi Meio Ambiente, quatro escolas da Rede Municipal participaram do programa e divulgaram seus projetos: EM Bernardino de Souza, EM Leonor Mendes de Barros, EM Luiz Gonzaga Silva Fonseca e EM Maria Graciette Dias.

Por conta da temática “Meio Ambiente”, no mês de junho Luana contou com a colaboração da Assessora de Educação Ambiental Carol Peres para a apresentação. Para acessar o Podcast é só entrar nesse Link (https://www.youtube.com/@toplitoraloficial/streams). O EDUCAITA CAST acontece toda semana as terças e quintas ao vivo no Youtube.

BERNARDINO – A EM Bernardino de Souza comentou sobre o “Projeto ECOBERNA 2023”, sob responsabilidade das professoras Verônica Wiechert Albuixech, Gisele Arrais Cornia Lopes e Ester Aparecida Ely de Almeida, que contou com a colaboração da professora Jurema do Carmo Almeida.

O objetivo do projeto, que tem como publico alvo os alunos do 6º ao 9º ano, além da comunidade escolar, é alertar para a importância do descarte e coleta correta de alguns produtos que não devem ser jogados em lixo comum, como pilhas, baterias, óleo usado e lixo eletrônico, diversas embalagens plásticas, sobras de tintas e tantos outros itens que devem ter o destino correto, que não seja o caminhão de lixo.

LEONOR – A EM Leonor Mendes falou sobre Meio Ambiente na Educação Infantil. O projeto, voltado aos alunos da Pré-Escola, teve inicio com o tema da água.  O intuito do projeto é conscientizar os alunos a reconhecer a importância do tratamento da água para o consumo humano e Identificar problemas ocasionados pelo uso inadequado da água.

Também foi organizada diversas atividades como vídeos, jogos, rodas de conversa e brincadeiras para falar sobre a Dengue e sobre Meio Ambiente, com participação de Agente de Endemias, convidado pela Professora Jéssica. Foram convidadas para falar do projeto as Professora Camila Medeiros e Cicera Martins.

LUIZ GONZAGA – O tema da EM Luiz Gonzaga Silva Fonseca foi “Projeto Maranata”. A Escola focou em vários eixos estruturantes como alimentação saudável, horta, reciclagem e meliponicultura. Todos envolvendo o pedagógico, empreendimento econômico, segurança (ocupação da escola e controle do vandalismo), auto estima da comunidade, meio ambiente, mudanças de hábitos e sustentabilidade.

Em 2021, no dia da arvore, o projeto foi inaugurado com a presença da equipe da Secretaria de Educação e da Secretária Marcia Gaudino, que prestigiaram os trabalhos dos alunos e participaram da reinauguração da Horta. As convidadas para falar do Projeto Maranata fora a Vice-diretora Nathalia Monteiro e a professora Marinilsa Favaro.

MARIA GRACIETTE – Já a EM Maria Graciette escolheu como tema “Escola Sustentável”. 240 crianças na faixa dos cinco anos de idade participaram do Projeto que visa se tornar ponto de coleta de materiais recicláveis como garrafas PET, latas de alumínio e outras embalagens plásticas. Além de pilhas, baterias e óleo de cozinha.

O intuito do “Escola Sustentável” é trabalhar desde cedo nos alunos a separação do resíduo reciclável, o conceito de degradação ambiental e em especial o Manguezal, Oceano e Mata Atlântica e fazer com que os alunos adotem hábitos sustentáveis desde a primeira infância junto com sua família.

Palavras-chave: , ,