Publicado em: 18/07/2023 - Última modificação: 18/07/2023 - 15:54

Prefeitura de Itanhaém forma comissão para acompanhar privatização da rodovia SP-055

POSICIONAMENTO - A Administração Municipal manifestou posição contrária à cobrança de pedágio dos moradores

O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes, anunciou nesta terça-feira (18) a criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar as ações relacionadas ao projeto de privatização pelo Estado da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. As discussões foram retomadas no início do mês pelo governo estadual com a visita à região do secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini. A Administração Municipal manifestou posição contrária à cobrança de pedágio dos moradores.

O Grupo de Trabalho inclui as secretarias municipais de Planejamento e Meio Ambiente; Administração; Governo; Obras e Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico; Turismo; Trânsito e Segurança; Serviços e Urbanização; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação; Saúde; Comunicação e Procuradoria-Geral do Município.

A equipe será responsável por conduzir um estudo abrangente que fornecerá embasamento técnico para os apontamentos da Administração Municipal nas fases de consulta e audiência pública, cujas datas serão definidas pelo Estado.

“Estabelecemos também uma agenda de trabalho junto à sociedade civil representada e ao Poder Legislativo, a fim de unirmos esforços na defesa dos interesses de Itanhaém”, destacou o prefeito.

Além da posição contrária à cobrança de pedágio, um grande entrave é a falta de uma ligação ininterrupta por meio das marginais. “Uma de nossas reivindicações nesse sentido será a construção de duas pontes sobre o Rio Itanhaém margeando a rodovia, facilitando o acesso à região central para os moradores que residem nas extremidades da cidade”, afirmou o coordenador do Grupo de Trabalho e secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Ferreira.

Outra preocupação da Administração Municipal é com a mobilidade interna. A possibilidade de os motoristas não utilizarem a rodovia para evitar o pagamento de pedágio poderia ter um impacto negativo no trânsito interno, considerando as ruas estreitas e a infraestrutura da década de 70, bem como os prédios históricos localizados na região central do município.

O coordenador do GT pontua, ainda, que os avanços do trabalho da comissão serão atualizados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Itanhaém. “Em que pese a autonomia do Estado nesse processo, a nossa luta é para que o modelo de privatização não prejudique a população de Itanhaém”.