Publicado em: 20/07/2023 - Última modificação: 20/07/2023 - 17:06

Referência na região, CESCRIM realiza mais de 1,5 mil atendimentos mensais

HUMANIZAÇÃO - O equipamento oferece diversos serviços para a saúde das mulheres e crianças. Formado por uma equipe multidisciplinar, juntos eles realizam um acompanhamento cuidadoso e individualizado

Referência na região pelo atendimento humanizado à saúde e bem-estar das mulheres e recém-nascidos de Itanhaém, o Cento Especializado da Saúde da Criança e da Mulher (CESCRIM) Paula Vegas realiza mensalmente cerca de 1,5 mil atendimentos. Formado por uma equipe multidisciplinar composta por pediatras, ginecologistas/obstetras e enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fonoaudiólogas e nutricionista, juntos eles realizam um acompanhamento cuidadoso e individualizado.

O equipamento oferece diversos serviços para a saúde das mulheres e crianças, como atendimento de pré-natal de alto risco e referência municipal em ginecologia, colposcopia, inserção de DIU, prevenção de câncer de colo do útero e mama, primeira consulta do bebê que apresenta critérios de risco, controle de peso e fonoaudiologia para crianças de até 03 anos, como ainda avaliação de frênulo lingual (língua presa) e a intervenção precoce.

Além desses serviços, o CESCRIM também atende pacientes com sintomas e doenças ginecológicas, encaminhadas pelas unidades de saúde da família, e é reconhecido pelo Aconselhamento em Amamentação, um atendimento especializado às mães que encontram dificuldades para amamentar seus bebês.

“O atendimento que tenho aqui no CESCRIM pela equipe de Aconselhamento em Amamentação está sendo incrível e de suma importância. Estava tendo muita dificuldade para amamentar minha bebê que ficou 16 dias internada e não veio de imediato para o seio, as orientações que estou recebendo da fono e da nutricionista estão nos ajudando bastante, minha bebê começou a ganhar peso. Acompanhar as pesagens com bons resultados e ter a equipe para conversar e me auxiliar me deixa mais tranquila. O nosso trabalho em conjunto está dando certo, só tenho que agradecer a toda a equipe pelo trabalho prestado a nós mamães e nossos bebês”, afirmou a munícipe Daniela Gomes Ferreira de Lima.

De acordo com a fonoaudióloga do CESCRIM, Maria Elizabete Teotônio, a língua presa no bebê é bastante comum entre os recém-nascidos, sendo necessária a avaliação o mais cedo possível, até os dois anos. “Se existir alguma alteração, esta pode causar prejuízos na amamentação e fala. A avaliação fonoaudiológica acontece como uma ferramenta de proteção da amamentação, evitando dificuldades que podem ocasionar o desmame precoce e melhora da função oral. Caso haja necessidade é realizado uma frenectomia, atualmente realizada no Centro Especializado em Odontologia (CEO).

Maria Elizabete complementa que crianças de 0 a 3 anos que são acompanhadas no CESCRIM ou encaminhadas pelas USF’s, e apresentam risco ou alteração do desenvolvimento infantil, passam por avaliação multiprofissional ou fonoaudiológica e são encaminhadas para atendimento fonoaudiológico ou interdisciplinar em grupo. Lá, são discutidas com a família as demandas da criança, da própria família, e possibilidade de ações de intervenção, além de receberem informações quanto ao desenvolvimento infantil, parentalidade e ainda compartilham no grupo as experiências.

Outra importante iniciativa do equipamento é o incentivo a doação de leite materno, considerado o alimento mais rico do mundo, que pode salvar muitas vidas, sobretudo a de recém-nascidos. No local as mães encontram toda a assistência sobre como doar e material necessário para o armazenamento correto.

O Centro Especializado da Saúde da Criança e da Mulher (CESCRIM) Paula Vegas está localizado na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O telefone para contato é o (13) 3426-3197.

AGENDAMENTO- Os encaminhamentos para o CESCRIM são realizados pelas Unidades de Saúde da Família (USF’s). No local haverá uma regulação médica e um posterior agendamento, que será passado para a unidade e repassado ao paciente pela unidade, já com data e horário da consulta.

O CESCRIM agenda somente os retornos de pacientes em seguimento. Atualmente os retornos são agendados presencialmente.

O único atendimento que não necessita agendamento é o Aconselhamento em Amamentação, dedicado para recém-nascidos até 40 dias que têm dificuldade na amamentação. O atendimento ocorre de segunda a sexta feira, das 8 às 10 horas, em demanda espontânea.