Publicado em: 21/07/2023 - Última modificação: 21/07/2023 - 17:12

Itanhaém mobilizada: entidades civis e Poder Público se unem para enfrentar privatização da SP-055

UNIÃO - As entidades irão elaborar relatórios sinalizando possíveis impactos em cada setor

Representantes de entidades civis de Itanhaém se reuniram na sede da Prefeitura nesta sexta-feira (21) para discutir a privatização da rodovia estadual SP-055, em um encontro realizado pelo Grupo de Trabalho responsável pelo acompanhamento das ações. O prefeito Tiago Cervantes liderou a reunião, enfatizando a importância da união entre o Poder Público e a sociedade civil na defesa dos interesses da cidade.

Durante o encontro, o prefeito expôs as preocupações da Administração Municipal sobre a ausência no projeto de vias marginais ininterruptas interligando as extremidades do município, e ressaltou a vulnerabilidade da malha viária interna com infraestrutura da década de 70, bem como os prédios históricos no Centro.

“São aspectos que nos levam à discordância em relação à tarifação do uso da rodovia pelos moradores, pois o projeto não contempla intervenções que atendam às expectativas da população e às necessidades do município”, enfatizou.

Coordenador do Grupo de Trabalho, o secretário de Planejamento César Ferreira solicitou aos representantes que promovam uma ampla discussão interna nas entidades e elaborem relatórios identificando possíveis impactos que os setores poderão enfrentar com a implantação do projeto do Estado.

“Essas informações serão fundamentais para a definição dos posicionamentos da Administração Municipal durante as fases de consulta e audiência pública”, ressaltou Ferreira, enfatizando a relevância da participação ativa das entidades neste processo.

Ele também indicou que as entidades protocolizem junto ao Estado sugestões de alterações ao projeto.  “O diálogo e a participação da sociedade são fundamentais para alcançarmos soluções que atendam melhor aos interesses de toda a comunidade”.

Até o momento, o Estado não divulgou datas para a realização das fases de consulta e audiência públicas.

O presidente da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI), Allan Petterson, expressou preocupação com a dificuldade que os comerciantes poderiam enfrentar com o fechamento de trevos.

“Diante do que foi apresentado não há como ser favorável ao projeto. Vamos acompanhar os desdobramentos e lutar pelos interesses dos comerciantes de Itanhaém”, disse.

Nos próximos dias, o Grupo de Trabalho realizará novas rodadas de encontros com entidades do município.

Estiveram presentes no encontro importantes representantes das entidades, como o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA), Eduardo Motta; o vice-presidente da 83ª Subseção da Ordem dos Advogados de Itanhaém (OAB), Dr. Thiago Augusto; o presidente da Associação dos Contabilistas, Luiz Evaldo Pinto; o representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRESCI), Rogério de Almeida; o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica de Itanhaém (AMIBRA), Marcos Gonçalves; e da União dos Arquitetos do Litoral Paulista (UALP), Maria do Carmo.