Publicado em: 28/07/2023 - Última modificação: 31/08/2023 - 10:10

Itanhaém abre consulta pública para novo Plano Municipal de Educação

EDUCAÇÃO - A instituição do Fórum é uma das metas do PME já cumpridas no município e permite o constante fortalecimento da gestão democrática.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, junto ao Fórum Municipal de Educação (FME) realiza até 31 de agosto, consulta pública com o objetivo de contribuir com a readequação da versão final do Plano Municipal de Ensino (PME) com previsão de lançamento em 2025. A finalidade desta consulta é mobilizar a sociedade para o levantamento de ideias sobre as metas educacionais e alimentar o texto (documento-base) para as novas readequações do PME.

A iniciativa visa promover o debate por meio de Conferências Preparatórias nas escolas e nos Conselhos Escolares e acolher as ideias e sugestões em forma de emendas que possam promover a reflexão sobre o processo educacional, com propostas possíveis de serem executadas em prol da educação do município. A participação da sociedade civil representa mais um importante avanço para que a formulação do novo plano seja amplamente debatida. Para participar é necessário acessar o formulário por meio deste link.

“O Plano Municipal da Educação possui a vigência de dez anos, assim como o Plano Nacional da Educação. Por esse motivo, os profissionais deverão rever cada estratégia com bastante rigor e cautela, já que a pauta envolve a política educacional do município”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

O Fórum Municipal de Educação de Itanhaém foi instituído pelo Decreto Municipal  Nº 4.136, de 16 de julho de 2021 e é um colegiado de fundamental importância para garantir a qualidade do ensino ofertado aos alunos.“A parceria instituída entre o Fórum e a Secretaria Municipal de Educação permite um rico movimento de escuta e debate sobre a educação municipal”, afirmou a presidente do Fórum Municipal de Educação, Maria Cecília Cardoso Tecedor, “

A temática da Conferência Municipal de Educação de Itanhaém, promovida pelo Fórum Municipal de Educação para o exercício de 2023 com previsão de ocorrer no próximo mês de novembro, será “Inclusão, Igualdade e Equidade: o território itanhaense e seus desafios”.