Publicado em: 31/07/2023 - Última modificação: 31/07/2023 - 16:50

Prefeitura e Câmara Municipal de Itanhaém unem esforços contra a cobrança de pedágio

UNIÃO - Por sugestão dos vereadores, o GT formado pela Administração Municipal terá a participação de representantes do Legislativo

Os poderes Executivo e Legislativo de Itanhaém unificaram o discurso contra o modelo de privatização e a cobrança de pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055). Nesta segunda-feira (31), o prefeito Tiago Cervantes e os dez vereadores se reuniram no Paço Municipal para discutir o pré-projeto do Estado.

A reunião faz parte da agenda do Grupo de Trabalho criado pela Prefeitura para acompanhar o processo. Por sugestão dos vereadores, o GT terá a participação de dois membros da Câmara Municipal.

Na abertura da reunião, o prefeito Tiago Cervantes ressaltou a necessidade de ampliar o diálogo entre os poderes “em nome do bem-estar da cidade”. “Nosso posicionamento é único, ou seja, somos contrários ao modelo apresentado. Não podemos compactuar com um projeto que prejudique o cidadão e não traga benefícios para a cidade”, afirmou.

Prefeito, vereadores e membros do GT compartilharam informações sobre as reuniões realizadas com técnicos do Governo do Estado acerca do tema. Também foi apresentado um balanço dos encontros com a sociedade civil organizada e discutidas as próximas ações.

“O envolvimento dos vereadores no Grupo de Trabalho será de grande relevância. É uma soma de esforços para mobilizar o Estado no atendimento das demandas, que não são apenas do Poder Público, mas sim de toda a sociedade”, destacou o secretário de Planejamento e coordenador do GT, César Ferreira.

Nos próximos dias, o GT se reunirá com representantes do Trade Turístico e da associação comercial. Na sexta-feira (4), está agendado um encontro virtual com o Ministério Público.

No mês de agosto, Itanhaém sediará a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). O prefeito informou que, a seu pedido, o tema será pautado no encontro e convidou os vereadores a participarem.

Os parlamentares levarão o tema às Câmaras Municipais das cidades vizinhas que serão impactadas com a cobrança de pedágio. Também foi proposta a criação de um site para divulgação dos impactos da privatização e das ações que estão sendo tomadas pelos poderes Executivo e Legislativo para impedir a cobrança de pedágio.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Professor Fernando Xavier, e os vereadores Arlindo Martins, Wilson RH, Silvio Oliveira, Fábio Bibão, Hugo Di Lallo, Henrique Garzon, Rutinaldo Bastos, Naldo Bodeguita e Lucas Abbasi.