Publicado em: 01/08/2023 - Última modificação: 01/08/2023 - 16:37

Aprova Digital inovou a aprovação de projetos relacionados à construção civil

SUCESSO - Cidadãos que aguardavam meses para serem atendidos, após a implantação da nova tecnologia, têm seu pedido atendido em apenas alguns dias

O processo para análise e aprovação de projetos relacionados à construção civil em Itanhaém está mais moderno, ágil e simplificado. Cidadãos que aguardavam meses para serem atendidos, após a implantação do Aprova Digital, têm seu pedido atendido em apenas alguns dias, ou seja, a tecnologia substituiu requerimentos físicos e impressos, por formulários preenchidos por computador ou celular, 24 horas por dia., tornando o processo mais eficiente e transparente.

“Com os processos físicos, era demorado, um caos. Agora é impressionante como mudou, ficou sensacional. Nós terminávamos a obra e ficávamos dois, três meses esperando a documentação, hoje a documentação anda junto com a obra. Quando termino a obra, já solicito o habite-se que agora também sai bem rápido, aí é só seguir para o cartório para solicitar a matrícula. Facilitou muito a nossa vida, melhorou demais”, explicou o construtor Fernando Sousa Gomes de Olivera.

Implantado há sete meses, a nova tecnologia digital já tramitou mais de mil processos. Além da análise mais rápida do pedido de alvará, os trâmites podem ser acompanhados online pelo profissional responsável pela obra.

Para o engenheiro Claudio Rodrigues, a implantação do Aprova Digital tornou toda a cadeia de aprovação muito mais ágil. “Como destaque, cito a facilidade com que a comunicação é feita entre o profissional e o analista da Prefeitura, pois todo o processo é desenvolvido em uma plataforma online, sem necessidade de imprimir inúmeras vezes cópias de projetos para serem analisados e comunicados. Com essa implantação, Itanhaém passa a integrar um pequeno, mas seleto, grupo de cidades que realmente se importa com os profissionais da área da construção, como engenheiros, arquitetos, construtores e investidores, como também com o principal de todos, que é o contribuinte. Afinal, processos mais eficientes barateiam custos e otimizam prazos”, salientou.

A nova plataforma desburocratizou a concessão de alvarás de licença para construções e reformas, garantindo economia aos cofres públicos e novos investimentos para a cidade.

“Estamos felizes com o sucesso do Aprova Digital. Esse foi mais um importante passo da Administração Municipal, para oferecer serviços públicos mais eficientes aos nossos munícipes. O setor da construção civil é um dos que mais crescem na região e o nosso compromisso é facilitar o crescimento deste, gerando mais empregos e oportunidades de empreendedorismo na cidade”, enfatizou o prefeito Tiago Cervantes.