Publicado em: 03/08/2023 - Última modificação: 21/08/2023 - 08:28

Prefeitura instala três novos pontos de coleta de petrecho de pesca

MEIO AMBIENTE - Os novos ecopontos do Projeto Pesca e Recicla foram instalados na Alameda Emidio de Souza, Píer do Guaraú e Boca da Barra

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e promover o turismo sustentável, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente inaugurou três novos pontos de coleta de petrecho de pesca do Projeto Pesca e Recicla. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Gremar e busca estimular a conscientização ambiental e a acessibilidade dos pescadores e visitantes.

Os novos pontos foram instalados na Alameda Emidio de Souza, Píer do Guaraú e na Boca da Barra onde são equipados com coletores de material seguros e resistentes, permitindo que o descarte de petrechos de pesca seja feito de forma responsável, sem danos ao meio ambiente.

Todo material recolhido é quantificado, qualificado e destinado à reciclagem, ajudando a impulsionar a economia circular na Cidade.

Com o intuito de informar sobre o descarte adequado de resíduos e consumo consciente de pescado, o Projeto Pesca e Recicla oferece materiais educativos aos pescadores e visitantes. Quem for aos ecopontos encontrará placas informativas sobre o tamanho do pescado, fauna e cuidado com os resíduos.

Segundo William Carillo, diretor do departamento de Meio Ambiente, a instalação dos ecopontos é uma medida importante para proteger o meio ambiente e contribui para o turismo sustentável no município. “Essa iniciativa visa mitigar os impactos negativos da pesca irresponsável, garantindo a conservação dos ecossistemas aquáticos e o bem-estar de nossas espécies marinhas, além de proporcionar uma experiência mais agradável e consciente para os turistas que visitam a nossa cidade”, explicou.

GREMAR – O Instituto GREMAR, criador do Projeto Pesca e Recicla, é uma ONG fundada em 2002, em Guarujá, e trabalha em parceria com a Prefeitura de Itanhaém desde 2015, atuando no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras Itanhaém) com o recebimento, tratamento e destinação de animais silvestres encontrados debilitados, além de ações de educação ambiental no município.