[email protected]
Sociedade e natureza integradas: Projeto Pitanga realiza ações socioambientais em Itanhaém
INTEGRAÇÃO - A iniciativa apoia-se em três pilares: arte, preservação e sustentabilidade
O Projeto Pitanga vem realizando em Itanhaém diversas ações socioambientais, com o objetivo de integrar a sociedade e a natureza de forma sustentável. Criado há cinco anos pelo professor e jornalista Edgar Pedro de Souza, inicialmente com aulas gratuitas de teatro nas escolas, atualmente apoia-se em três pilares: arte, preservação e sustentabilidade e conta com diversas parcerias com comerciantes e a Administração Municipal. As próximas ações acontecem neste domingo (06) na praia do Centro e sábado (12) na praia do Cibratel, a partir das 09 horas.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
No quesito arte, Edgar explica que oferece aulas de teatro nas escolas municipais, estaduais e ETEC, além de desenhos em murais, placas de conscientização e atividades com temas ambientais destinadas às crianças. Já na preservação, ocorre como atividade a plantação e doação de mudas de várias espécies, sendo estas vindas de um sistema de agrofloresta presente na região do bairro Gaivota, onde são plantadas as mudas.
O projeto plantio de árvores, acontece em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e nesta ação, em mutirão, mais de mil árvores já foram plantadas em diversas áreas da Cidade.
Na sustentabilidade, as atividades se tratam da reciclagem de materiais e ocorrem por meio de parcerias. Atualmente, o projeto coleta e destina corretamente cerca de uma tonelada de material por mês. Além disso, vale ser ressaltado que todos podem ajudar neste pilar, visto que a ação conta com um Ponto de Entrega Voluntária – PEV, onde as pessoas podem levar vidros, papelão, plástico e metal.
A ação socioambiental começou em 2023, com mutirões de limpeza na Praia e outras atividades, uma vez por mês. No local há aulas de yoga, mutirão de limpeza, além de instruções que salvam vidas, com a equipe da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa. Na oportunidade, várias espécies de plantas e biofertilizantes ficam disponíveis para doação, como também são realizadas feiras de adoção de animais vítimas de maus tratos, levados pela ONG Saúde Animal para Todos. Ainda marcam presença o grupo que realiza cadastro para interessados em doar sangue e outros parceiros.
“O projeto Pitanga contribui com arte, preservação e sustentabilidade em Itanhaém. Ações de limpeza de praia, plantio e doação de árvores, educação ambiental com escolas, arte em paredes e muito mais. Nosso lema é fazer o bem sem olhar a quem”, enfatizou o idealizador, Edgar Pedro de Souza.
Para participar, acompanhar ou até mesmo colaborar com a iniciativa, basta entrar em contato pelo Instagram @grupopitanga, ou via WhatsApp, no número (13) 99208 3671.
Acompanhe a programação do evento que acontece no dia 06, na Praia do Centro e dia 12, no Cibratel:
9 horas – yoga;
10 horas – mesa de frutas e hidratação;
10h30 – mutirão de limpeza de praia;
11h30 – instruções que salvam vidas;
12h30 – sorteios;
13 horas – encerramento.
– Vale lembrar que a feira de adoção de animais, a área para crianças e o cadastro de voluntários acontece de forma simultânea às atividades.
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
06/11/2024
Levantamento aponta Itanhaém entre as dez cidades de praia mais seguras do país -
06/11/2024
Oficina gratuita de cinema acontece nesta quinta-feira (7) -
06/11/2024
SEBRAE está com inscrições abertas para curso “Super Vendas – Fature Mais na Black Friday” -
05/11/2024
Prefeitura convoca 46 candidatos classificados para Curso de Formação de Guarda-Vidas Temporário -
05/11/2024
Itanhaém realiza capacitação de autoridades ambientais