Publicado em: 03/08/2023 - Última modificação: 16/08/2023 - 10:30

Sociedade e natureza integradas: Projeto Pitanga realiza ações socioambientais em Itanhaém

INTEGRAÇÃO - A iniciativa apoia-se em três pilares: arte, preservação e sustentabilidade

O Projeto Pitanga vem realizando em Itanhaém diversas ações socioambientais, com o objetivo de integrar a sociedade e a natureza de forma sustentável. Criado há cinco anos pelo professor e jornalista Edgar Pedro de Souza, inicialmente com aulas gratuitas de teatro nas escolas, atualmente apoia-se em três pilares: arte, preservação e sustentabilidade e conta com diversas parcerias com comerciantes e a Administração Municipal.  As próximas ações acontecem neste domingo (06) na praia do Centro e sábado (12) na praia do Cibratel, a partir das 09 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

No quesito arte, Edgar explica que oferece aulas de teatro nas escolas municipais, estaduais e ETEC, além de desenhos em murais, placas de conscientização e atividades com temas ambientais destinadas às crianças. Já na preservação, ocorre como atividade a plantação e doação de mudas de várias espécies, sendo estas vindas de um sistema de agrofloresta presente na região do bairro Gaivota, onde são plantadas as mudas.

O projeto plantio de árvores, acontece em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e nesta ação, em mutirão, mais de mil árvores já foram plantadas em diversas áreas da Cidade.

Na sustentabilidade, as atividades se tratam da reciclagem de materiais e ocorrem por meio de parcerias. Atualmente, o projeto coleta e destina corretamente cerca de uma tonelada de material por mês. Além disso, vale ser ressaltado que todos podem ajudar neste pilar, visto que a ação conta com um Ponto de Entrega Voluntária – PEV, onde as pessoas podem levar vidros, papelão, plástico e metal.

A ação socioambiental começou em 2023, com mutirões de limpeza na Praia e outras atividades, uma vez por mês. No local há aulas de yoga, mutirão de limpeza, além de instruções que salvam vidas, com a equipe da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa. Na oportunidade, várias espécies de plantas e biofertilizantes ficam disponíveis para doação, como também são realizadas feiras de adoção de animais vítimas de maus tratos, levados pela ONG Saúde Animal para Todos. Ainda marcam presença o grupo que realiza cadastro para interessados em doar sangue e outros parceiros.

“O projeto Pitanga contribui com arte, preservação e sustentabilidade em Itanhaém. Ações de limpeza de praia, plantio e doação de árvores, educação ambiental com escolas, arte em paredes e muito mais.  Nosso lema é fazer o bem sem olhar a quem”, enfatizou o idealizador, Edgar Pedro de Souza.

Para participar, acompanhar ou até mesmo colaborar com a iniciativa, basta entrar em contato pelo Instagram @grupopitanga, ou via WhatsApp, no número (13) 99208 3671.

Acompanhe a programação do evento que acontece no dia 06, na Praia do Centro e dia 12, no Cibratel:

9 horas – yoga;

10 horas – mesa de frutas e hidratação;

10h30 – mutirão de limpeza de praia;

11h30 – instruções que salvam vidas;

12h30 – sorteios;

13 horas – encerramento.

– Vale lembrar que a feira de adoção de animais, a área para crianças e o cadastro de voluntários acontece de forma simultânea às atividades.