Publicado em: 08/08/2023 - Última modificação: 17/08/2023 - 17:24

Pontos MIS apresenta variado catálogo de filmes internacionais em agosto

CULTURA - As sessões são gratuitas e acontecem no Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro

Em agosto, o Gabinete de Leitura José Rosendo recebe, em parceria com o programa Pontos MIS, uma seleção de produções internacionais que orbitam o seguinte tema: o realizar e o viver artístico. A mostra também apresenta o documentário nacional Adoniran, meu nome é João Rubinato, que conta a trajetória do sambista Adoniran Barbosa.

As sessões são gratuitas e acontecem no Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Para mais informações, entrar em contato pelo número (13) 3421-1700, ramal 245.

PONTOS MIS – Éum programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação decentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Confira abaixo as datas, horários e informações gerais sobre os filmes:

ADONIRAN, MEU NOME É JOÃO RUBINATO

Dia 14/08, segunda-feira, às 18h

Direção: Pedro Serrano

Classificação: 12 anos

País de produção: Brasil

Duração: 92 minutos

Ano: 2020

Sinopse: Adoniran Barbosa, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.

MANGORÉ, POR AMOR AL ARTE

Dia 16/08, quarta-feira, às 18h

Direção: Luis R. Vera

País de produção: Paraguai

Duração: 93 minutos

Ano: 2015

Sinopse: A cinebiografia de Mangoré, gênio transgressor e considerado o maior violonista latino-americano.

DANÇANDO NO SILÊNCIO

Dia 21/08, segunda-feira, 18h

Direção: Mounia Meddour

Países de produção: Argélia e França

Duração: 104 minutos

Ano: 2022

Sinopse: Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontra uma forma criativa de perseguir sua paixão.

A GAROTA RADIANTE

Dia 23/08, quarta-feira, às 18h

Direção: Sandrine Kiberkain

País de produção: França

Duração: 98 minutos

Ano: 2021

Sinopse: Irene é uma jovem judia de 19 anos cheia de energia. Sua família a observa descobrir o mundo, seus amigos, seu novo amor e sua paixão pelo teatro. Irene quer ser atriz e vive a vida com a despreocupação característica da juventude. Porém, ela não sabe que seus dias podem estar contados.

A ILHA DE BERGMAN

Dia 28/08, segunda-feira, às 18h

Direção: Mia Hansen-Løve

Países de produção: Alemanha, Bélgica, França, México e Suécia

Duração: 112 minutos

Ano: 2021

Sinopse: Um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha para escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao sítio que inspirou Ingmar Bergman. Com o tempo, a realidade e a ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário.

TEL AVIV EM CHAMAS

Dia 30/08, quarta-feira, às 18h

Direção: Sameh Zoabi

Classificação: 12 anos

Países de produção: Bélgica, França, Israel e Luxemburgo

Duração: 100 minutos

Ano: 2018

Sinopse: O palestino Salam trabalha como assistente de produção de uma popular novela árabe, “Tel Aviv em Chamas”. Todos os dias, após o trabalho, ele tem que passar pelo posto de controle na fronteira entre Israel e Palestina. Nesse trajeto, ele conhece o General israelense Assi, cuja esposa é muito fã da novela. Para impressioná-la, Assi acaba chantageando Salam para alterar o roteiro do programa, o que acaba garantindo ao jovem palestino uma inesperada promoção como roteirista. A carreira de Salam como escritor acaba decolando, mas seu maior desafio será elaborar o final da trama.

Palavras-chave: , , ,