Publicado em: 10/08/2023 - Última modificação: 17/08/2023 - 17:23

Semana do Patrimônio Cultural acontece entre os dias 15 e 20 de agosto

EVENTOS - Realizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, juntamente com o Instituto Preservar, o evento contará com diversas atividades, como oficinas, caminhadas, apresentações, saraus, mesas de diálogo, entre outras

Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto), a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, juntamente com o Instituto Preservar, estão promovendo a III Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém. O evento, que ocorrerá entre os dias 15 e 20, contará com atividades que visam promover a preservação do patrimônio cultural municipal por meio do conhecimento e envolvimento da sociedade.

A ação vai contar com o apoio da Prefeitura e trará atividades diversificadas, como oficinas, caminhadas, apresentações, saraus, mesas de diálogo, entre outras. A participação nas atividades é gratuita e as inscrições poderão ser feitas online por meio deste link.

Para mais informações acesse o site da Irmandade ou entre em contato pelo Whatsapp: (13) 99740-9701.

HISTÓRIA – Instituído como Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, é uma homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista, escritor e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Rodrigo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1898, e foi contemporâneo de grandes nomes do cenário nacional, como Cândido Portinari, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Rodrigo Melo Franco de Andrade foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública, criado em 1930, no governo Getúlio Vargas. Durante a gestão de Gustavo Capanema no ministério (1934-1945), participou do grupo de artistas e intelectuais modernistas, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do atual IPHAN em 1937, primeiro órgão destinado à preservação do Patrimônio Cultural na América Latina, onde atuou até 1967. Rodrigo Melo Franco de Andrade faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.

Confira a programação:

15/08 (terça-feira)

19h – Solenidade de Abertura c/ outorga da “Comenda do Patrimônio Ernesto Zwarg Jr”

20h – Conferência: “Rumo ao Conselho Municipal do Patrimônio” com a Arquiteta Ms. Raquel Nery – IPHAN-SP

Local: Auditório da Secretaria de Turismo – SETUR – Rua Aécio Mennucci, 281 (ao lado da CMTECE).

16/08 (quarta-feira)

9h às 12h – Oficina: Introdução à Preservação com a Prof. Arquiteta Ms. Raquel Nery;

Local: Secretaria de Educação (CMTECE)

Inscrições online: irmandadeconceicaodeitanhaem.blogspot.com

17h – Patrimônio em Questão: reunião na Associação de Engenheiros e Arquitetos – Rua Aécio Mennucci, 271 – Centro (ao lado da SETUR);

19h – Sarau na Estação: IHGI / Coral Por Todo Canto / AIL

Local: Estação Ferroviária do Centro

17/08 (quinta-feira)

19h – Mesa de Diálogo: “Panorama Cultural de Itanhaém”.

Local: E.E. Prof. Jon Teodoresco – Rua Tiradentes, 46 – Jd. Mosteiro.

18/08 (sexta-feira)

20h – Sagrado Patrimônio: A Devoção à Nossa Senhora. da Conceição de Itanhaém Irmandade de N. Sra. da Conceição de Itanhaém

Local: Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi – Praça Dr. Carlos Botelho, 48 – Centro

19/08 (sábado)