Publicado em: 14/08/2023 - Última modificação: 14/08/2023 - 11:23

Prefeitura entrega certificados da segunda etapa do Prospera Família

INCLUSÃO PRODUTIVA - Nesta edição foram formadas 12 turmas e os cursos oferecidos foram Atendimento ao Público, Operador de Caixa, Panificação, Confeitaria, Maquiagem, Assistente de Cabeleireiro e Manicure

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na última sexta-feira (11), a cerimônia de entrega de 348 certificados da segunda etapa da segunda edição do Prospera Família, que busca capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Nesta edição foram formadas 12 turmas e os cursos oferecidos foram de Atendimento ao Público, Operador de Caixa, Panificação, Confeitaria, Maquiagem, Assistente de Cabeleireiro e Manicure.

“O prospera família me trouxe muito conhecimento, sou mãe de dois filhos e eu vivia apagada do mundo. Não tinha expectativa de nada e quando eu descobri o programa eu me realizei, vi que posso ser mãe, dona de casa, mas eu posso ser mulher também. Então estou muito feliz de ter feito, o programa expandiu meus conhecimentos”, comentou Aline Patrícia, aluna do curso de Atendimento ao Público.

Rosana de Freitas, também aluna do curso de Atendimento ao Público, ressaltou a importância do Prospera para a Cidade “O curso veio para melhorar a vida de Itanhaém, não só a minha vida, como a de todas as meninas que lutaram para estar aqui nesse momento e que buscam ter um futuro melhor para poder prosperar”.

O Prospera Família é uma política pública que tem como alvo famílias monoparentais (uma mãe ou a um pai que vive sem cônjuge e com filhos dependentes), com crianças de 0 a 6 anos, que estejam em situação de extrema pobreza, ou seja, que possuem renda familiar de até R$ 210 por pessoa, devidamente inscritos no CadÚnico.

O programa acontece em média duas vezes por semana, com encontros em grupos e duração média de 2 horas por atividade, e é realizado em três etapas, sendo uma de desenvolvimento pessoal, outra de capacitação profissional e, por fim, traz um aprendizado sobre empreendedorismo e investimentos.

“O curso dura aproximadamente um ano e traz um incentivo financeiro para as mulheres. No final do programa cada uma delas recebe dois mil reais para poder iniciar seu negócio. É um programa completo e que tem transformado a vida de muitas pessoas”, disse o coordenador do Prospera em Itanhaém, Cido Bezerra.

A diretora de Proteção Básica, Valquiria Malavasi, destacou que o programa é muito importante para o Município, pois além de ser referência para o Estado de São Paulo o Prospera está formando cerca de 350 pessoas para saírem da situação de pobreza.

O evento contou com a presença também do prefeito Tiago Cervantes; do secretário-adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Edvaldo Juvino; e do vereador Hugo Di Lallo.

Palavras-chave: , ,